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Meritocracia
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Palavras-chave

Meritocracia
Trabalho docente
Responsabilização
Reformas educacionais

Como Citar

MAZZA, Moisés Giordano; MARI, Cezar Luiz De. Meritocracia: origens do termo e desdobramentos no sistema educacional do Reino Unido. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, p. e2019000636, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668302. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo examina o surgimento e uso do conceito meritocracia e os desdobramentos no sistema educacional inglês. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo é levantar as discussões sobre o mérito em termos de suas origens, na obra do sociólogo britânico Michael Young, The Rise of the Meritocracy (1958) e a experiência meritocrática na reforma da educação inglesa na segunda metade do século XX. Encontramos em John Locke a fonte para entender as razões pelas quais o período moderno valoriza o mérito em detrimento da hereditariedade, e na reforma realizada no Reino Unido por Margareth Thatcher (1979-1990) encontramos o economista Milton Friedman como principal intelectual orgânico a fundamentar a adoção do mérito como critério no sistema educacional contemporâneo.

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