Banner Portal
Didática-criação
PDF

Palavras-chave

Pedagogia crítica
Estética
Agir ético
Didática-criação
Paulo Freire

Como Citar

PEREIRA, Irène. Didática-criação: uma perspectiva freiriana. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, p. e20210075, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668492. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo, na continuidade da obra de Paulo Freire, tomada como uma pedagogia emancipatória, propõe desenvolver uma perspectiva estética para a pedagogia crítica, através de uma didática-criação, derivada da noção de pesquisa-criação, que propõe uma articulação entre as investigações no campo das ciências sociais e a dimensão artística. O texto critica a adoção da dimensão estética na perspectiva puramente técnica, visto que na sociedade capitalista também a arte e o estético foram instrumentalizados pelo capital, reivindicando um agir ético como aquele que pode fazer frente a tal realidade. A didática-criação é apresentada em sua dimensão teórica e são apresentados seus usos práticos em uma pedagogia crítica. Ao longo do artigo, colagens digitais são introduzidas para ilustrar as questões trabalhadas.

PDF

Referências

Benjamin, W. (2013). L’œuvre d’art à l’époque de sa reproductibilité technique Payot.

Boal, A. (2009). A estética do oprimido Garamond.

Boltanski, L., & Eve, C. (1999). Le nouvel esprit du capitalisme Gallimard.

Citton Y. (2018). Post-scriptum sur les sociétés de recherche-création. In E. Manning & B. Massumi, Pensée en acte: vingt propositions pour la recherche-création (A. Chrétien, Trad., pp. 95-125). Les Presses du Réel.

Ferster, B., Hammond, T., & Bull, G. (2006). Primary access: Creating digital documentaries in the social studies classroom. Social Education, 70(3), 147. http://www.viseyes.org/primaryaccess/PrimaryAccessArticle.pdf

Freire P. (1971). Vision du monde. In G. Tolini (Org.), Conscientisation, recherche de Paulo Freire (pp. 20-23). Éditions d’Alsace.

Freire, P. (1974). Pédagogie des opprimés Maspero.

Freire, P. (1979). Conscientização: Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire Cortez & Moraes.

Freire, P. (2013). Pédagogie de l’autonomie Érès.

Freire, P. (2019). El maestro sin recetas: el desafío de enseñar en un mundo cambiante (T. Arijon, Trad., pp. 49-80). Siglo XXI.

Giacco, G., Didier, J., Chatelain, S., & Verry, F. (2020). Définir l’identité de la recherche-création: état des lieux et au-delà EME.

Giroux, H. A., & McLaren, P. (1997). Paulo Freire, postmodernism and the utopian imagination: a Blochian reading. In J. O. Daniel & T. Moylan (Eds.), Not yet: Reconsidering Ernst Bloch (pp.138-162). Verso Press.

Habermas J. (1987). Théorie de l’agir communicationnel (J.-M. Ferry, Trad.). Fayard.

Lipovetsky G., Serroy J. (2013). L’esthétisation du monde: Vivre à l’âge du capitalisme artiste Gallimard.

Mas J.Y. (2018). De la critique artiste du capitalisme à la critique pédagogique de l’école. In L. De Cock & I. Pereira. Les pédagogies critiques Agone.

Pereira I. (2019). L’éthique de la critique, un impératif pour les pédagogies radicales. Les cahiers de pédagogies radicales, 1. https://pedaradicale.hypotheses.org/3015

Pire, J.-M. (2020). Otium Actes Sud.

Toti, J.-F. (2020). Détournement publicitaire militant: quels impacts sur la marque détournée? Revue de l’organisation responsable, 15(2), 17-28.

Vandette, M.-P., Gosselin, J., & Valiquette-Tessier, S.-C (2014). Vers la réussite: utilisation de Photovoice pour témoigner de l’expérience des mères monoparentales vivant dans un contexte défavorisé. Nouvelles pratiques sociales, 27(1), 168-188.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Irène Pereira

Downloads

Não há dados estatísticos.