Resumo
Com as conquistas legais e certa visibilidade dada à língua brasileira de sinais (Libras), houve maior aparição das pessoas surdas em variados espaços político-sociais. Ao mesmo tempo, nota-se o contínuo retrocesso de direitos advindo dos discursos assistencialistas do atual governo federal, que, sob a égide de um suposto “cuidado” às pessoas surdas, tem creditado para si o reconhecimento das pautas desta comunidade, configurando um processo de captura no qual as lutas históricas do movimento surdo no país são apagadas. Neste trabalho, buscamos rememorar a história do ativismo surdo no Brasil, cartografando vozes surdas na articulação com as perspectivas freireana e foucaultiana no sentido de esperançar a partir de contracondutas como as feitas por algumas vidas surdas na atualidade.
Referências
Barbosa, M. (2019). Isso a imprensa não mostra. In M. Barbosa (Org.), Pós-verdade e fake news: Reflexões sobre a guerra de narrativas (pp. 7-12). Cobogó.
Bolsonaro, J. (2018). O caminho da prosperidade: Proposta de plano de governo. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000614517/proposta_1534284632231.pdf
Brito, F. B. de (2016). O movimento surdo no Brasil: A busca por direitos. Journal of Research in Special Educational Needs, 25(1), 766-769. https://doi.org/10.1111/1471-3802.12214
Cabello, J. (2021). Cartografia das (re)territorializações no movimento social surdo no Brasil atual: (Des)caminhos para as pedagogias surdas como devir [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório Unicamp. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/359090
Campello, A. R., & Rezende, P. L. F. (2014). Em defesa da escola bilíngue para surdos: A história de lutas do movimento surdo brasileiro. Educar em Revista, 30(2), 71-92. https://doi.org/10.1590/0104-4060.37229
Carneiro, M., & Saldaña, P. (2019, 30 de janeiro). TV pública para surdos exclui vídeos sobre esquerda e filósofos. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/01/tv-publica-para-surdos-exclui-videos-sobre-esquerda-e-filosofos.shtml
Carvalho, A. F. de, & Gallo, S. (2020). Foucault e a governamentalidade democrática: A questão da precarização da educação inclusiva. Mnemosine, 16(1), 146-160. https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52688
Costa, L. B., & Amorim, A. S. L. (2019). Uma introdução à teoria das linhas para a cartografia. Atos de Pesquisa em Educação, 14(3), 912-933. http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n3p912-933
Decreto n. 10.502, de 30 de setembro de 2020. (2020, 1 de outubro). Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948
Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. (2005, 23 de dezembro). Regulamenta a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e o art. 18 da Lei 10.098 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
Foucault, M. (1999). Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976) (M. E. Galvão, Tad.). Martins Fontes.
Foucault, M. (2008). Nascimento da Biopolítica Martins Fontes.
Foucault, M. (2010). O governo de si e dos outros: Curso no Collège de France (1982-1983) WMF Martins Fontes.
Foucault, M. (2013). L’origine de l’herméneutique de soi Vrin.
Freire, P. (1992). Pedagogia da esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido Paz e Terra.
Freire, P. (1998). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa Paz e Terra.
Freire, P. (2012). À sombra desta mangueira Civilização Brasileira.
Gallo, S. (2002). Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, 27(2), 169-178. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926
Gomes, P. H., Figueiredo, O., & Modelli, L. (2021, 10 de junho). Bolsonaro quer desobrigar uso de máscara por vacinados; para especialistas, é uma temeridade. G1. Disponível em: https://glo.bo/3wieUGQ
Guattari, F., & Rolnik, S. (1993). Micropolítica: Cartografias do desejo Vozes.
Jinkis, I., Doria, K., & Cleto, M. (Orgs.). (2016). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise política no Brasil Boitempo.
Kohan, W. (2019). Paulo Freire, mais do que nunca: Uma biografia filosófica Vestígio.
Lacerda, C. B. F. de, Santos, L. F., & Martins, V. R. O. (2016). (Orgs.). Escola e diferença: Caminhos da educação bilíngue para surdos Edufscar.
Lapoujade, D. (2017). As existências mínimas Editora N-1.
Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. (2002, 25 de abril). Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm
Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014, 25 de junho). Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
Martins, V. R. O. (2016). Educação de surdos e proposta bilíngue: Ativação de novos saberes sob a ótica da filosofia da diferença. Educação & Realidade, 41(3), 713-729. https://doi.org/10.1590/2175-623661117
Martins, V. R. O. (2021). Sobrevida da infância surda numa sociedade centrada na língua oral: O caso covid-19 e a viralização da Libras. Childhood & Philosophy, 7, 1-26. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/56076/38033
Ministério da Educação. (2016). Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Negri, A. (2001). Exílio Iluminuras.
Negri, A. (2004). Para uma definição ontológica da multidão Lugar Comum.
Pagni, P. A., & Martins, V. R. O. (2019). Corpo e expressividade como marcas constitutivas da diferença ou do ethos surdo. Revista Educação Especial, 32, 1-21. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X38222
Peduzzi, P. (2021, 19 de junho). Brasil registra mais de 500 mil mortos por covid-19. Agência Brasil. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2021-06/brasil-registra-mais-de-500-mil-mortos-por-covid-19
Pinheiro-Machado, R. (2019). Amanhã vai ser maior: O que aconteceu com o Brasil e possíveis rotas de fuga para a crise atual Planeta do Brasil.
Pompeu, L. (2021, 18 de junho). Bolsonaro prepara telejornal só de boas notícias. ES Brasil. Disponível em: https://esbrasil.com.br/tv-publica-bolsonaro-prepara-telejornal-so-de-boas-noticias
Rezende, P. (2021). Encerramento: Marcas Históricas das lutas surdas nas pesquisas e nos variados espaços sociais [Vídeo]. YouTube. Disponível em: https://youtu.be/qgykYrRV1eI
Sader, E. (Org.). (2017). O Brasil que queremos Editora da Uerj.
Senado abre consulta pública sobre ensino de ideologia de gênero. (2021, 15 de maio). Gazeta do Povo. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/breves/senado-abre-consulta-publica-sobre-ensino-de-ideologia-de-genero/
Skliar, C. (1998). A surdez: Um olhar sobre as diferenças Mediação.
Souza, R. M. (1998). Que palavra que te falta? Linguística e educação: Considerações epistemológicas a partir da surdez Martins Fontes.
Tiburi, M. (2020). Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo ou seja lá o nome que se queira das ao mal que devemos superar Record.
Weintraub ameaça tirar mural de Paulo Freire do MEC: “Fracasso da educação”. (2020, 7 de maio). UOL. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/2020/05/07/weintraub-ameaca-tirar-mural-de-paulo-freire-do-mec-fracasso-da-educacao.htm

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Janaina Cabello, Vanessa Regina de Oliveira Martins