Banner Portal
A presença de Paulo Freire na filosofia da práxis de Steve Biko
REMOTO

Palavras-chave

Paulo Freire
Steve Biko
Práxis
Conscientização
Empoderamento

Como Citar

SILVEIRA, Paulo Henrique Fernandes. A presença de Paulo Freire na filosofia da práxis de Steve Biko. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, p. e20210102, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668496. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Após a publicação da tradução para o inglês do livro Pedagogia do Oprimido, o método freireano passou a influenciar Steve Biko e outros militantes do movimento da Consciência Negra, na África do Sul. Em comum, Freire e Biko estabelecem uma relação direta entre suas reflexões filosóficas e suas práticas políticas e educacionais. O objetivo deste artigo é investigar os pontos de convergência entre as filosofias da práxis desses dois autores.

REMOTO

Referências

Asheeke, T. (2018). Uncoverinf hidden fronts of Africa’s liberation struggle: Black power, black consciousness, and South Africa’s armed struggle, 1967-1985 [Tese de doutorado, Universidade de Binghamton]. Open Repository Binghamton. Available in: https://core.ac.uk/reader/215548344

Azevedo, F. (1944). A cultura brasileira: Introdução ao estudo da cultura no Brasil Companhia Editora Nacional.

Badat, S. (1999). Black student politics, higher education and apartheid: From Saso to Sansco, 1968-1990 Human Sciences Research Council.

Banana, C. (1980). The gospel according to the ghetto Mambo Press.

Beauvoir, S. (2005). Por uma moral da ambiguidade Nova Fronteira.

Berth. J. (2019). Empoderamento Sueli Carneiro; Pólen.

Biko, S. (1977). Steven Biko (transcript of an interview with Steven Biko): For a free South Africa Episcopal Churchmen for South Africa. Available in: https://africanactivist.msu.edu/document_metadata.php?objectid=210-808-682

Biko, S. (1990). Escrevo o que eu quero Ática.

Biko, S. (1992). Some African cultural concepts. Democracy in Action, 6(5), 29-31. Available in: https://www.sahistory.org.za/archive/some-african-cultural-concepts

Black Community Programmes. (1973). Black Review: 1972 Raven Press. Available in: http://www.disa.ukzn.ac.za/Br1972037643540000001972

Black Community Programmes. (1974). Black Review: 1973 Raven Press. Available in: http://www.disa.ukzn.ac.za/Br1973037643540000001974

Black Community Programmes. (1975). Black Review: 1974-75 Raven Press. Available in: http://www.disa.ukzn.ac.za/Br1974037643540000001974

Black Community Programmes. (1976). Black Review: 1975-76 Raven Press. Available in: http://www.disa.ukzn.ac.za/Br1975037643540000001975

Cabral, A. (1979). Unity and struggle Monthly Review Press.

Cardoso, N. (2006). Instituto Steve Biko – juventude negra mobilizando-se por políticas de afirmação dos negros no ensino superior [Dissertação de mestrado, Universidade do Estado da Bahia]. Portal Uneb. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2016/01/nadia_maria_cardoso.pdf

Carmichael, S., & Hamilton, C. (1967). El poder negro: La política de liberación en Estados Unidos Siglo XXI.

Chaui, M. S. (2018). Em defesa da educação pública, gratuita e democrática Autêntica.

Collins, C. (1979). The birth of the Black Consciousness Movement in South Africa, Southern Africa Magazine, 26-31. Available in: http://disa.ukzn.ac.za/art19790000032009762

Du Bois, W. E. B. (2011). Do nosso esforço espiritual. In M. R. Sanches (Ed.), Malhas de os impérios tecem: Textos anticoloniais, contextos pós-coloniais (pp. 49-57). Edições 70.

Fanon, F. (1968). Os condenados da terra Civilização Brasileira.

Freire, A. M. (2006). Paulo Freire: Uma história de vida Villa das Letras.

Freire, P. (1959). Educação e atualidade brasileira [Tese de concurso, Universidade do Recife]. Acervo Paulo Freire. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/handle/7891/1976

Freire, P. (1967). Educação como prática para liberdade Paz e Terra.

Freire, P. (1972). Sobre la acción cultural Incira.

Freire, P. (2018). Pedagogia do oprimido Paz e Terra.

Freire, P. (2020). Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido Paz e Terra.

Freire, P. (2021). Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis Paz e Terra.

Freire, P. (1985). The politics of education: Culture, power, and liberation Bergin & Garvey.

Gajardo, M. (2021). Procurando Paulo Freire no Chile, algumas observações sobre a origem e a evolução de suas ideias pedagógicas. Ideação, 23(1), 72-104. Dison´vem em: http://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/viewFile/26701/16878

Gerhart, G. M. (1972). Interview with Steve Biko. Struggles for freedom: Southern Africa. Available in: http://psimg.jstor.org/fsi/img/pdf/t0/10.5555/al.sff.document.gerhart0007_final.pdf

Gerhart, G. M. (1978). Black power in South Africa: The evolution of an ideology University of California Press.

Giroux, H. A. (1985). Introduction. In P. Freire, The politics of education. Culture, power, and liberation (pp. xi-xxv). Bergin & Garvey.

Hadfield, L. (2016). Liberation and development black consciousness community programs in South Africa [Tese de doutorado não publicada]. Michigan State University Press.

Hooks, B. (2006). Love as the practice of freedom. In b. hooks. Outlaw culture: Resisting representations (pp. 243-250). Routledge.

Hope, A. (2007). Building a convivial society: Insights from Nyerere and Freire [Artigo apresentado]. IV Annual Julius Nyerere Memorial Lecture, Cidade do Cabo, África do Sul. Available in: http://www.theglassishalffull.co.uk/building-a-convivial-society-insights-from-nyerere-and-freire-a-speech-by-anne-hope/

Hope, A., & Timmel, S. (1984a). Training for transformation: A handbook for community workers (Vol. 2). Mambo Press.

Hope, A., & Timmel, S. (1984b). Training for transformation. A handbook for community workers (Vol. 3). Mambo Press.

Hope, A., & Timmel, S. (1986). Training for transformation: A handbook for community workers (Vol. 1). Mambo Press.

Hope, A., & Timmel, S. (2014). Training for transformation in practice Practical Actial Publishing.

Jaspers, K. (1958). Filosofia Ediciones de la Universidad de Puerto Rico.

Kadt, E. (2007). Católicos radicais no Brasil. Unesco; MEC.

Konder, L. (1995). O futuro da filosofia da práxis: O pensamento de Marx no século XXI Paz e Terra.

Macqueen, I. M. (2011). Re-imagining South Africa: Black Consciousness, radical Christianity and the new left, 1967-1977 [Tese de doutorado, University of Sussex]. Sussex Research Online. Available in: http://sro.sussex.ac.uk/id/eprint/7348/

Magaziner, D. R. (2010). The law and the prophets: Black Consciousness in South Africa, 1968-1977 Ohio University Press; Jacana Media.

Maimela, M. R. (1999). Black consciousness and white liberals in South Africa: Paradoxical anti-apartheid politics [Tese de doutorado, University of South Africa]. Manakin Repository. Available in: http://uir.unisa.ac.za/handle/10500/17296

Mangena, M. (1989). On your own: Evolution of Black Consciousness in South Africa/Azania Skotaville.

Mangena, O. (2008). The Black Consciousness philosophy and the woman’s question in South Africa: 1970-1980. In A. Mngxitama, A. Alexander & N. Gibson, Biko Lives!: Contesting the legacies of Steve Biko (pp. 253-266). Palgrave Macmillan.

Marx, K. (1976). The communism of the Rheinischer Beobachter. In K. Marx & F. Engels. Collected works, volume 6 – 1845-1848 (pp 220-234). Lawrence & Wishart.

Marx, K. (2007). Ad Feuerbach (Teses sobre Feuerbach). In K. Marx & F. Engels, A ideologia alemã (pp. 533-535). Boitempo.

Memmi, A. (2007). Retrato do colonizado precedido de Retrato do colonizador Civilização Brasileira.

Mendes, C. (1966). Memento dos vivos: A esquerda católica no Brasil Tempo Brasileiro.

More, M. (2014). The intellectual foundations of the Black Consciousness Movement. In P. Vale, L. Hamilton & E. Prinsloo (Eds.), Intellectual traditions in South Africa (pp. 173-196). University of Kwazulu-Natal Press.

Mounier, E. (1973). Introducción a los existencialismos Guadarrama.

Naidoo, L-A. (2013). The role that radical pedagogy plays in resistance movements: A case study of the Black Consciousness Movement’s use of Paulo Freire’s pedagogy [Dissertação de mestrado, University of the Witwatersrand]. Wits Institutional Repository. Available in: https://core.ac.uk/reader/39676302

Nyerere, J. (1973). Freedom and Development Oxford University Press.

Paiva, V. P. (1978). Sobre a influência de Mannheim na pedagogia de Paulo Freire. Síntese: Revista de Filosofia, 5(14), 43-63. Disponível em: https://faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/2343

Pityana, B. (2007). Reflections on 30 years since the death of Steve Biko: A legacy revisited University of South Africa Institutional Repository. Available in: http://uir.unisa.ac.za/bitstream/handle/10500/110/Steve%20Biko%20Lecture%202007%20doc%20final%20_2_.pdf;jsessionid=97209F5F5C6E40A84F41D3ADEED46B1B?sequence=1

Ramphele, M. (1991). Empowerment and symbols of hope: Black Consciousness and community development. In B. Pityana, M. Ramphele, M. Mpumlwana, & L. Wilson. (Eds.), Bounds of Possibility: The Legacy of Steve Biko an Black Consciousness (pp. 154-178). Zed Books.

Rodríguez, L. M. (2015). Paulo Freire. Una biografía intelectual: Surgimiento y maduración de la pedagogia del oprimido Colihue.

Sanders, T. (1968). The Paulo Freire method: Literacy training and conscientization. West Coast South America Series, 15(1), 1-18. Available in: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED101294.pdf

Santiago, H., & Silveira, P. (2016). Percursos de Marilena Chaui: Filosofia, política e educação. Educação e Pesquisa, 42(1), 259-277. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/114095/111993

Sartre, J-P. (1973). Un théâtre de situations Gallimard.

Sefatsa, Z. (2020). Paulo Freire e a luta popular na África do Sul. Dossiê: Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, (34). Disponível em: https://www.thetricontinental.org/wp-content/uploads/2020/11/20201105_Dossier-34_PT.pdf

South African Students’ Organisation. (1970). Saso Newsletter: September 1970. Available in: http://www.disa.ukzn.ac.za/sasep70

South African Students’ Organisation. (1973). SASO Newsletter: March/ April 1973. Available in: http://www.disa.ukzn.ac.za/samar73

Stubbs, A. (1992). Steve Biko: Mártir da esperança Paulinas.

Teixeira, A. (1957). Educação não é privilégio Companhia Editora Nacional.

Thusi, Z., & Harley, A. (2020). “Political literacy” in South Africa. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults, 11(1), 77-90. Available in: http://www.rela.ep.liu.se/article.asp?DOI=10.3384/rela.2000-7426.rela9148

Toledo, C. N. (1978). Iseb: Fábrica de ideologias Ática.

Vieira Pinto, A. (1960). Ideologia e desenvolvimento nacional Ministério da Educação e Cultura; Instituto Superior de Estudos Brasileiros.

Woods, D. (1987). Biko Henry Holt and Company.

Zylstra, B. (1977). The South Africa: An interview with Steve Biko. The reformed journal, 27(12), 9-18. Available in: https://disa.ukzn.ac.za/int19771200032009761

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Paulo Henrique Fernandes Silveira

Downloads

Não há dados estatísticos.