Banner Portal
A dimensão metodológica da aula
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Organização do trabalho pedagógico
Metodologia de ensino
Aula

Como Citar

ALMEIDA, Luana Costa. A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20200001, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668975. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente ensaio propõe uma reflexão sobre a dimensão metodológica na organização do trabalho pedagógico, retomando o debate sobre a constituição da aula e do lugar da tríade professor-aluno-conhecimento no processo. Mobilizado pelo relato de uma professora do 4.º ano do ensino fundamental, indaga o lugar e o papel das escolhas metodológicas na organização do trabalho pedagógico docente, assumindo-as como constitutivas do par dialético conteúdo-forma. Distante de apresentar propostas ou enaltecer a experiência relatada, o texto busca problematizar os contornos que dão forma às decisões metodológicas da aula como reflexão necessária para delimitar a ação docente, dentro da potencialidade do que, inspirado em Freire (1996), convencionou-se chamar de “inacabamento criativo professoral”. Defende-se que, ao assumir concepções críticas, o professor é convidado a protagonizar, com seus estudantes, um processo de construção que exige a abertura para o inesperado possível, porém, desconhecendo o caminho, deve ter clareza do destino e abrir-se, pela dinâmica do acontecimento, a aprendizagens múltiplas na vivência constante de novos modos de caminhar, firmemente alicerçados em princípios e conteúdos.

PDF
PDF (English)

Referências

Almeida, L. C. (2017). A Didática na formação de professores: espaço e contribuição. In S. A. Siquelli, J. L. Sanfelice, & L. C. Almeida (Orgs.), Fundamentos da educação: compreensões e contribuições (vol. 1, pp. 177-194). Navegando Publicações.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (23ª ed.). Paz e Terra.

Freitas, L. C. (1995). Crítica da organização do trabalho pedagógico e da Didática (7ª ed.). Papirus.

Imbernón, F. (2011). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza (9.ª ed.). Cortez.

Mello, T. (2009) A vida verdadeira. In T. Mello, Melhores poemas de Thiago de Mello (Marcos Frederico Krüger, Sel.). Global.

Paro, V. (2007). Qualidade do ensino: a contribuição dos pais (3.ª ed.). Xamã.

Pino, A. (2004, set./dez.). Ensinar-aprender em situação escolar: Perspectiva histórico-cultural. Contrapontos, 4(3), 439-460.

Sanfelice, J. L. (2014). Sala de aula: intervenção no real. In R. Moraes (Org.), Sala de aula: que espaço é esse? (22.ª ed.). Papirus.

Saviani, D. (2009). Escola e democracia: teorias da educação; curvatura da vara, onze teses sobre a educação política (41ª ed.). Editores Associados.

Shulman, L. (2005). Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Revista de Currículum y Formacíon del Profesorado, 9(2), 1-30. http://www.ugr.es/local/recfpro/Rev92ART1.pdf

Smolka, A. L. B. (2008). A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo (12.ª ed.). Cortez.

Smolka, A. L. B., & Laplane, A. L. F. (1993). O trabalho em sala de aula: Teorias para quê? Cadernos ESSE, 1(1), 79-82.

Snyders, G. (1996). Alunos felizes: reflexões sobre a alegria na escola a partir de textos iterários (2.ª ed.). Paz e Terra.

Veiga, I. P. A. (2008). Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In I. P. A. Veiga, Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas Papirus.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.