Educação aberta, letramento midiático e MOOCs

questões para a prática docente, a partir da ecologia das mídias

Autores

Palavras-chave:

Educação aberta, Letramento midiático e informacional, MOOCs

Resumo

A tecnologia dos MOOCs (Massive Open Online Course) tornou-se uma galáxia em evidência dentro do universo da educação aberta on-line, em especial depois que universidades, do porte de Harvard, Standford e MIT, investiram milhões de dólares na criação de suas plataformas. Como qualquer tecnologia disruptiva, os MOOCs ainda são um mundo volátil, que requer investigação apurada e renova a discussão sobre o papel do professor. O presente texto procura contribuir para esse debate, abordando quatro frentes. Foi construído um breve histórico dos MOOCs, de modo que se possa ter uma visão estrutural das práticas e contradições inerentes ao fenômeno. A seguir, é feita uma avaliação crítica do cenário, confrontando-se discursos sobre o caráter inovador ou não dos cursos abertos massivos online e sobre o que a pesquisa acadêmica de fato já descobriu sobre o fenômeno. As evidências abrem o caminho para uma discussão sobre o professor “designer de aprendizagem”, necessariamente hábil em letramento midiático e informacional. Uma vez versado na cultura dos MOOCs, cabe a ele se, como e quando aderir à tecnologia.

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Biografia do Autor

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorado em Educação Escolar pela Univresidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora e coordenadora do Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

2022-04-15

Como Citar

SIQUEIRA, A. B. de . Educação aberta, letramento midiático e MOOCs: questões para a prática docente, a partir da ecologia das mídias . Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20190023, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669265. Acesso em: 2 dez. 2022.

Dados de financiamento