Resumo
A tecnologia dos MOOCs (Massive Open Online Course) tornou-se uma galáxia em evidência dentro do universo da educação aberta on-line, em especial depois que universidades, do porte de Harvard, Standford e MIT, investiram milhões de dólares na criação de suas plataformas. Como qualquer tecnologia disruptiva, os MOOCs ainda são um mundo volátil, que requer investigação apurada e renova a discussão sobre o papel do professor. O presente texto procura contribuir para esse debate, abordando quatro frentes. Foi construído um breve histórico dos MOOCs, de modo que se possa ter uma visão estrutural das práticas e contradições inerentes ao fenômeno. A seguir, é feita uma avaliação crítica do cenário, confrontando-se discursos sobre o caráter inovador ou não dos cursos abertos massivos online e sobre o que a pesquisa acadêmica de fato já descobriu sobre o fenômeno. As evidências abrem o caminho para uma discussão sobre o professor “designer de aprendizagem”, necessariamente hábil em letramento midiático e informacional. Uma vez versado na cultura dos MOOCs, cabe a ele se, como e quando aderir à tecnologia.
Referências
Bates, T. (2012, August 5). What’s right and what’s wrong about Coursera-style MOOCs. [Weblog]. Retrieved 27 April 2020, from https://www.tonybates.ca/2012/08/05/whats-right-and-whats-wrong-about-coursera-style-moocs/
Bates, T. (2019). Teaching in a Digital Age. (2nd ed.). Retrieved 27 April, 2020, from https://pressbooks.bccampus.ca/teachinginadigitalagev2/
Bond, P. (2015). Information Literacy in MOOCs. Current Issues in Emerging eLearning, 2(1), 1-15. Retrieved 27 April, 2020, from https://scholarworks.umb.edu/ciee/vol2/iss1/6
Buckingham, D. (2003). Media education - literacy, learning and contemporary culture (1st ed.). Cambridge: Polity Press.
Downes, S. (2012). Connectivism and Connective Knowledge. (1st ed.). Retrieved 27 April, 2020, from https://www.downes.ca/files/books/Connective_Knowledge-19May2012.pdf
Ferguson, R., Coughlan, T. & Herodotou, C. (2016). MOOCS: What The Open University research tells us (1st ed.). Milton Keynes, UK: The Open University.
Hobbs, R. (2017). Create to Learn: introduction to digital literacy (1st ed.). Malden: John Wiley and Blackwell.
Khan, S. (2011). Salman Khan talk at TED 2011. Retrieved 27 April, 2020, from https://www.youtube.com/watch?v=gM95HHI4gLk
Levy, D & Schrire, S. (2017). Developing a Massive Open Online Course (MOOC) at a College of Education: Narrative of Disruptive Innovation? Current Issues in Emerging eLearning, 2(1). Retrieved 27 April, 2020, from http://scholarworks.umb.edu/ciee/vol2/iss1/8
Lusted, D. (Org.) (1991). The Media Studies Book - A Guide for Teachers. Londres: Routledge.
McLuhan, H.M. (1996). Os Meios de comunicação como extensões do homem. (8. Ed). São Paulo: Cultrix.
Peter, S & Deimann, M. (2013). On the role of openness in education: a historical reconstruction. Open Praxis, 5(1), 7-14.
Qualifications and Curriculum Authority. (2003). Media Studies - A level performance descriptions. (1s ed.). Londres: QCA.
Sebastião, A. P. F. (2017). Produção e análise de MOOC para professores do Ensino Médio: Estudando manifestações da Semana de Arte Moderna com abordagens da Mídia-educação e recursos educacionais abertos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Siemens, G., Downes, S. & Cormier, D. (2008). CCK08. Retrieved 7 April, 2020, from http://change.mooc.ca/how.htm
Siqueira, A. B. (2017). Materiais didáticos de mídia-educação. Educação & Sociedade (38) 138. Retrieved 27 April, 2020, from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302017000100209&lng=en&nrm=iso.
Soares, L. K. (2017). Arte contemporânea, Mídia-educação e Museus na Web: Remixando uma proposta pedagógica para o Ensino Médio. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Souza, R & Cypriano, E. F. (2016). MOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia. Ciência e Educação, 22(1), 65-80.
Strauss, V. (2017, 20 Dezembro). The surprising thing Google learned about its employees and what it means for today’s students. [Weblog]. Retrieved 27 April 2020, from https://www.washingtonpost.com/news/answer-sheet/wp/2017/12/20/the-surprising-thing-google-learned-about-its-employees-and-what-it-means-for-todays-students/?utm_term=.79b70786bf3c
Ulrich, K. (2018). What is design. Produção de University Of Pennsylvania. Montain View, Ca: Coursera. Material didático do MOOC "Design: A Criação de Artefatos na Sociedade". Retrieved 27 April, 2020, from https://goo.gl/xw1B1Y
Unesco (2011). Media and Information Literacy Curriculum for teachers. Paris: Unesco.
Weller, M. (2014). The Battle for Open. Londres: Ubiquity Press.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Pro-Posições