Noções de engajamento cívico e liderança em adolescentes civismo, liderança e adolescência

Autores

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo discutir o engajamento cívico em adolescentes a partir das concepções que eles próprios têm sobre política e liderança. A linha teórica se insere na intersecção entre Educação e Psicologia Moral, trazendo pesquisas e estudos da educação em valores, assim como conceitos da filosofia política. A avaliação das respostas de 219 adolescentes escolarizados de ambos os sexos, da faixa etária de 10 a 13 anos, da região da Baixada Santista, SP, se dá a partir de dois questionários organizados para a investigação– um deles sobre as percepções do cenário político e outro sobre personagens anti-heróis de filmes de cinema e TV –, que se relacionam a partir das respostas. Os resultados mostram que o engajamento cívico enfatiza o importante papel que os adolescentes podem e devem desempenhar como participantes e como agentes de mudança na construção de qualidades promotoras do bem comum e da cidadania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise D’Auria-Tardeli, Universidade Metodista de São Paulo

Professora doutora pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

Lucian da Silva Barros, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado em andamento em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM.

Referências

Abrams, J. J. (Director). (2015). Starwars: Episode VII – The Force Awakens [DVD]. Lucasfilm LTDA; Walt Disney Pictures.

Araújo-Olivera, S. S., Yuren Camarena, M. T., Estrada Ruiz, M. J., & Cruz Reyes, M. D. L. (2005, janeiro-março). Respeto, democracia y política, negación del consenso: el caso de la formación cívica y ética en escuelas secundarias de Morelos. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 10(24), 15-42.

Barret, M., & Barrow, E. (Orgs.). (2005). Children´s understanding of society Psychology Press.

Bauman, Z., & Donskis, L. (2014). Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Zahar.

Benioff, D., & Weiss, D. B. (Creators). (2011-2018). Game of thrones [TV Serie]. WarnerBros. Television Distribution.

Boyte, H. C. (2005). Everyday politics: reconnecting citizens and public life University of Pennsylvania Press.

Campbell, J. (2020). O herói de mil faces Cultrix; Pensamento. Disponível em: https://projetophronesis.files.wordpress.com/2009/08/joseph-campbell-o-heroi-de-mil-faces-rev.pdf ISBN-10: 8531502942 ISBN-13: 978-8531502941

Colby, A., Beaumont, E., Ehrlich, T., & Corngold, J. (2007). Educating for democracy: preparing undergraduates for responsible political engagement Jossey-Bass.

Colby, A., Ehrlich, T., Beaumont, E., & Stephens, J. (2003). Educating citizens: preparing America´s undergraduates for lives of moral and civic responsability Jossey-Bass.

Crocetti, E., Jahromi, P., & Meeus, W. (2012). Identity and civic engagement in adolescence. Journal of Adolescence, 35(3), 521-532.

Damon, W. (2003). Noble Purpose – the joy of living a meaningful life Templeton Foundation Press.

Damon, W. (2008). The path to purpose The Free Press.

Darabond, F., & Kirkman, R. (Creators). (2010-2019). The walking dead [TV Serie]. AMC Studios.

Davila, A., & Mora, M. (2007). Civic engagement and high school academic progress: an analysis using NELS data Circle.

Delval, J. (2006). Hacia uma escuela ciudadana Ediciones Morata S.L. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=kCzcqr6ee28C&oi=fnd&pg=PA9&dq=juan+delval&ots=GeUmlFSAT8&sig=YB58QWr8nwmsKSIN5iR7NhnKxB4#v=onepage&q=juan%20delval&f=fase

Díaz, J. F. J. (2008). Enfoque sociologico para el studio del liderazgo político. Revista Castellano-Manchega de Ciencias Sociales, 9, 189-203.

Flanagan, C. A. (2003). Developmental roots of political engagement. PS: Political Science & Politics, 36(2), 257-261.

Flanagan C., & Faison, N. (2001). Youth civic development implications of research for social policy and programs, Social Policy Reports, 1.

Flanagan, C., Syvertsen, A. K., & Stout, M. D. (2007). Civic measurement models: tapping adolescents´civic engagement Center for Information & Research on Civic Learning & Engagement, University of Maryland.

Furnham, A. (2003). The Psychology of behavior at work The individual in the organization Psychology Press (Taylor & Francis Group). Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=cZYmPu8S-VsC&oi=fnd&pg=PR13&dq=furnhan+2003&ots=xYaJtNUbiC&sig=hR6gyV3MHPq0UJqJSM1HKsvdELg#v=onepage&q=furnhan%202003&f=false DOI: https://doi.org/10.4324/9780203506974.

Gardner, H., & Damon, W. (2001). Good Work: when excellence and ethics meet Basic Books.

Gunn, J. (Director). (2014). Guardians of the galaxy [DVD]. Marvel Studios; Walt Disney Studios Motion Pictures.

Horowitz, A., & Kitsis, E. (Creators). (2011-2018). Once upon a time [TV Serie]. Disney TV; ABC Studios.

Kahne, J., & Wetheimer, J. (2006). Teaching democracy: what schools need to do. Phi Delta Kappan, 84(1), 34-40; 57-66.

Konigsberg, I. (2004). Dicionario Técnico Akal de Cine Akal.

La Taille, Y. de (2008). Formação ética: do tédio ao respeito de si ArtMed.

La Taille, Y. de, & Harkot-de-la-Taille, E. (2006). Valores dos jovens de São Paulo. In Y. de La Taille, Moral e Ética: dimensões intelectuais e afetivas ArtMed.

Lerner, R. (2004). Thriving and civic engagement among America´s youth Sage.

Nolan, C. (Director). (2008). The dark knight [DVD]. DC comics; Warner Bros. Pictures.

Patrick, J. J. (2003). Defining, delivering and defending a common education for citizen in a democracy. Indiana University: ERIC Clearinghouse for social studies/social Science education.

Piaget, J. (1972). Fondements scientifiques pour l´éducation de demain. Perspectives: Revue Trimestrielle de L’ Éducation, 2, 13-30.

Piaget, J. (1994). O juízo moral na criança Summus Editorial.

Quiroga, H. (2006). Déficit de cidadania y transformaciones del espacio público. In I. Cheresky (Org.). Ciudadania, sociedade civil y participación política Miño y Dávila, 109-140.

Romo-Martínez, M. (2005, janeiro-março). Desarrollo del juicio moral en bachilleres. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 10(24), 43-67.

Russo, A., Russo, J. (Directors). (2018). Avengers: infinity war [DVD]. Marvel Studios; Walt Disney Studios Motion Pictures.

Sánchez Casarrubios, M. (2012). Narración y sociedade: el villano en el cine contemporâneo (2000-2010). Revista Aequitas, 2, 36. Disponível em: http://revistaaequitas.wordpress.com/2012/08/08/numero-2-2012-2/ ISSN-e: 2174-9493

Singer, B. (Director). (2016). X-Men apocalypse [DVD]. Marvel Entertainment; 20th Century Fox.

Snyder, Z. (Director). (2016). Batman v Superman: dawn of justice [DVD]. DC Entertainment; Warner Bros. Pictures.

Verba, S., Schlozman, K. L., & Brady, H. E. (1995). Voice and equality Civic voluntarism in American politics Harvard University Press.

Weber, M. (1996). Economia y sociedade FCE.

Whedom, J. (Director). (2012). The avengers [DVD]. Marvel Studios; Paramount Pictures; Walt Disney Studios Motion Pictures.

Yates, D. (Director). (2010). Harry Potter and the deathly hallows – Part 1 [DVD]. Heyday Films; Warner Bros. Pictures.

Yates, D. (Director). (2011). Harry Potter and the deathly hallows – Part 2 [DVD]. Heyday Films; Warner Bros. Pictures.

Youniss, J., McLellan, J. A., & Mazer, B. (2001). Voluntary service, peer group orientation and civic engagement. Journal of Adolescent Research, 16(5), 456-468.

Zukin, C., Keeter, S., Andoina, M., Jenkins, K., & Deni Carpini, M. X. (2006). A new engagement? Political participation, civic life, and the changing American citizen Oxford University Press.

Publicado

2022-07-18

Como Citar

D’AURIA-TARDELI, D. .; BARROS, L. da S. . Noções de engajamento cívico e liderança em adolescentes civismo, liderança e adolescência. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20210020, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670530. Acesso em: 28 nov. 2022.