Banner Portal
Noções de engajamento cívico e liderança em adolescentes civismo, liderança e adolescência
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Educação

Como Citar

D’AURIA-TARDELI, Denise; BARROS, Lucian da Silva. Noções de engajamento cívico e liderança em adolescentes civismo, liderança e adolescência. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20210020, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670530. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo discutir o engajamento cívico em adolescentes a partir das concepções que eles próprios têm sobre política e liderança. A linha teórica se insere na intersecção entre Educação e Psicologia Moral, trazendo pesquisas e estudos da educação em valores, assim como conceitos da filosofia política. A avaliação das respostas de 219 adolescentes escolarizados de ambos os sexos, da faixa etária de 10 a 13 anos, da região da Baixada Santista, SP, se dá a partir de dois questionários organizados para a investigação– um deles sobre as percepções do cenário político e outro sobre personagens anti-heróis de filmes de cinema e TV –, que se relacionam a partir das respostas. Os resultados mostram que o engajamento cívico enfatiza o importante papel que os adolescentes podem e devem desempenhar como participantes e como agentes de mudança na construção de qualidades promotoras do bem comum e da cidadania.

PDF
PDF (English)

Referências

Abrams, J. J. (Director). (2015). Starwars: Episode VII – The Force Awakens [DVD]. Lucasfilm LTDA; Walt Disney Pictures.

Araújo-Olivera, S. S., Yuren Camarena, M. T., Estrada Ruiz, M. J., & Cruz Reyes, M. D. L. (2005, janeiro-março). Respeto, democracia y política, negación del consenso: el caso de la formación cívica y ética en escuelas secundarias de Morelos. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 10(24), 15-42.

Barret, M., & Barrow, E. (Orgs.). (2005). Children´s understanding of society Psychology Press.

Bauman, Z., & Donskis, L. (2014). Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida. Zahar.

Benioff, D., & Weiss, D. B. (Creators). (2011-2018). Game of thrones [TV Serie]. WarnerBros. Television Distribution.

Boyte, H. C. (2005). Everyday politics: reconnecting citizens and public life University of Pennsylvania Press.

Campbell, J. (2020). O herói de mil faces Cultrix; Pensamento. Disponível em: https://projetophronesis.files.wordpress.com/2009/08/joseph-campbell-o-heroi-de-mil-faces-rev.pdf ISBN-10: 8531502942 ISBN-13: 978-8531502941

Colby, A., Beaumont, E., Ehrlich, T., & Corngold, J. (2007). Educating for democracy: preparing undergraduates for responsible political engagement Jossey-Bass.

Colby, A., Ehrlich, T., Beaumont, E., & Stephens, J. (2003). Educating citizens: preparing America´s undergraduates for lives of moral and civic responsability Jossey-Bass.

Crocetti, E., Jahromi, P., & Meeus, W. (2012). Identity and civic engagement in adolescence. Journal of Adolescence, 35(3), 521-532.

Damon, W. (2003). Noble Purpose – the joy of living a meaningful life Templeton Foundation Press.

Damon, W. (2008). The path to purpose The Free Press.

Darabond, F., & Kirkman, R. (Creators). (2010-2019). The walking dead [TV Serie]. AMC Studios.

Davila, A., & Mora, M. (2007). Civic engagement and high school academic progress: an analysis using NELS data Circle.

Delval, J. (2006). Hacia uma escuela ciudadana Ediciones Morata S.L. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=kCzcqr6ee28C&oi=fnd&pg=PA9&dq=juan+delval&ots=GeUmlFSAT8&sig=YB58QWr8nwmsKSIN5iR7NhnKxB4#v=onepage&q=juan%20delval&f=fase

Díaz, J. F. J. (2008). Enfoque sociologico para el studio del liderazgo político. Revista Castellano-Manchega de Ciencias Sociales, 9, 189-203.

Flanagan, C. A. (2003). Developmental roots of political engagement. PS: Political Science & Politics, 36(2), 257-261.

Flanagan C., & Faison, N. (2001). Youth civic development implications of research for social policy and programs, Social Policy Reports, 1.

Flanagan, C., Syvertsen, A. K., & Stout, M. D. (2007). Civic measurement models: tapping adolescents´civic engagement Center for Information & Research on Civic Learning & Engagement, University of Maryland.

Furnham, A. (2003). The Psychology of behavior at work The individual in the organization Psychology Press (Taylor & Francis Group). Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=cZYmPu8S-VsC&oi=fnd&pg=PR13&dq=furnhan+2003&ots=xYaJtNUbiC&sig=hR6gyV3MHPq0UJqJSM1HKsvdELg#v=onepage&q=furnhan%202003&f=false DOI: https://doi.org/10.4324/9780203506974.

Gardner, H., & Damon, W. (2001). Good Work: when excellence and ethics meet Basic Books.

Gunn, J. (Director). (2014). Guardians of the galaxy [DVD]. Marvel Studios; Walt Disney Studios Motion Pictures.

Horowitz, A., & Kitsis, E. (Creators). (2011-2018). Once upon a time [TV Serie]. Disney TV; ABC Studios.

Kahne, J., & Wetheimer, J. (2006). Teaching democracy: what schools need to do. Phi Delta Kappan, 84(1), 34-40; 57-66.

Konigsberg, I. (2004). Dicionario Técnico Akal de Cine Akal.

La Taille, Y. de (2008). Formação ética: do tédio ao respeito de si ArtMed.

La Taille, Y. de, & Harkot-de-la-Taille, E. (2006). Valores dos jovens de São Paulo. In Y. de La Taille, Moral e Ética: dimensões intelectuais e afetivas ArtMed.

Lerner, R. (2004). Thriving and civic engagement among America´s youth Sage.

Nolan, C. (Director). (2008). The dark knight [DVD]. DC comics; Warner Bros. Pictures.

Patrick, J. J. (2003). Defining, delivering and defending a common education for citizen in a democracy. Indiana University: ERIC Clearinghouse for social studies/social Science education.

Piaget, J. (1972). Fondements scientifiques pour l´éducation de demain. Perspectives: Revue Trimestrielle de L’ Éducation, 2, 13-30.

Piaget, J. (1994). O juízo moral na criança Summus Editorial.

Quiroga, H. (2006). Déficit de cidadania y transformaciones del espacio público. In I. Cheresky (Org.). Ciudadania, sociedade civil y participación política Miño y Dávila, 109-140.

Romo-Martínez, M. (2005, janeiro-março). Desarrollo del juicio moral en bachilleres. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 10(24), 43-67.

Russo, A., Russo, J. (Directors). (2018). Avengers: infinity war [DVD]. Marvel Studios; Walt Disney Studios Motion Pictures.

Sánchez Casarrubios, M. (2012). Narración y sociedade: el villano en el cine contemporâneo (2000-2010). Revista Aequitas, 2, 36. Disponível em: http://revistaaequitas.wordpress.com/2012/08/08/numero-2-2012-2/ ISSN-e: 2174-9493

Singer, B. (Director). (2016). X-Men apocalypse [DVD]. Marvel Entertainment; 20th Century Fox.

Snyder, Z. (Director). (2016). Batman v Superman: dawn of justice [DVD]. DC Entertainment; Warner Bros. Pictures.

Verba, S., Schlozman, K. L., & Brady, H. E. (1995). Voice and equality Civic voluntarism in American politics Harvard University Press.

Weber, M. (1996). Economia y sociedade FCE.

Whedom, J. (Director). (2012). The avengers [DVD]. Marvel Studios; Paramount Pictures; Walt Disney Studios Motion Pictures.

Yates, D. (Director). (2010). Harry Potter and the deathly hallows – Part 1 [DVD]. Heyday Films; Warner Bros. Pictures.

Yates, D. (Director). (2011). Harry Potter and the deathly hallows – Part 2 [DVD]. Heyday Films; Warner Bros. Pictures.

Youniss, J., McLellan, J. A., & Mazer, B. (2001). Voluntary service, peer group orientation and civic engagement. Journal of Adolescent Research, 16(5), 456-468.

Zukin, C., Keeter, S., Andoina, M., Jenkins, K., & Deni Carpini, M. X. (2006). A new engagement? Political participation, civic life, and the changing American citizen Oxford University Press.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.