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Por que a cronobiologia deve fazer parte da formação de educadores?
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Palavras-chave

Ensino de cronobiologia
Ciclo vigília/sono
Divulgação científica
Formação de educadores
Interdisciplinaridade

Como Citar

CARVALHO-MENDES, Rubia Pereira; MENNA-BARRETO, Luiz. Por que a cronobiologia deve fazer parte da formação de educadores?. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20210030, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671589. Acesso em: 17 jul. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

A Cronobiologia estuda os ritmos biológicos, sendo o ciclo vigília/sono um ritmo muito analisado em humanos. Trata-se de uma área multidisciplinar de ensino, que divulga estudos científicos de interesse para educação. Neste artigo, objetiva-se compartilhar uma experiência em ensino de Cronobiologia para educadores. Para isso, foram oferecidos a eles oito cursos de extensão pela Escola de Artes Ciências e Humanidade (EACH/USP), cuja metodologia incluía técnicas expositivas, atividades práticas e seminário. Para avaliação, foram utilizados um questionário e um relato crítico. Dos 73 participantes (54 mulheres), 35,8±13,0 anos, 95,8% recomendaram o curso por trazer uma nova concepção sobre as funções do sono e com aplicações na vida pessoal e profissional. Desse modo, sugere-se que o ensino de Cronobiologia faça parte da formação de educadores.

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