Banner Portal
Uma análise exploratória sobre seleção e inclusão no ensino superior brasileiro
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Educação superior
Ações afirmativas
Mérito relacional
ENEM
SISU

Como Citar

BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira; PIRES, André. Uma análise exploratória sobre seleção e inclusão no ensino superior brasileiro: do mérito herdado ao mérito relacional. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20210070, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672253. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor uma análise exploratória sobre os sentidos do mérito nas políticas de inclusão no ensino superior brasileiro. O estudo focaliza o Enem, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Lei de Cotas de 2012 e o Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (PIMESP) das Universidades Estaduais Paulistas. O texto inicia-se com uma discussão sobre o mérito, a partir de produções clássicas e contemporâneas, para tratar, em seguida, das mudanças ocorridas nos princípios organizadores das políticas de seleção e acesso ao ensino, que passaram do mérito universal ao mérito relacional. A terceira parte trata de algumas ações institucionais que conjugaram o ENEM, a Lei de Cotas de 2012 e o Sisu como exemplos de articulação entre o mérito universal e o relacional no ingresso. O Pimesp, ao abolir critérios vinculados ao mérito relacional, acabou sendo objeto de muitas críticas. O artigo destaca a necessidade de que a revisão da referida Lei de Cotas, prevista para 2022, preserve este importante mecanismo de inclusão. A expansão do ingresso no ensino superior traz também desafios em relação às políticas de permanência e de egressos para que estas levem em conta a dimensão relacional do mérito.

PDF
PDF (English)

Referências

Alon, S. (2009). The Evolution of Class Inequality in Higher Education: Competition, Exclusion, and Adaptation. American Sociological Review, 731-755.

Balbachevsky, E., Sampaio, H., & Andrade, C. (2019). Expanding Access to Higher Education and Its (Limited) Consequences for Social Inclusion: The Brazilian Experience, in Social Inclusion. Social Inclusion, 7(1), 7-17.

Barbosa, L. (1996). Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil. Revista do Serviço Público, 120 (3), 58-102.

Barbosa, L. (2006). Meritocracia e igualdade: a ética do desempenho nas sociedades modernas (reimpressão ed.). Editora FGV.

Barbosa, M. L. (2015). Destinos, Escolhas e a Democratização do Ensino Superior. Política & Sociedade, 14(31), 256-282.

Barbosa, M. L. (2019). Democratização ou massificação do Ensino Superior no Brasil? Rev. educ. PUC-Camp, 24(2), 240-253.

Boudon, R. (1974). Education, opportunity, and social inequality: Changing prospects in Western Society John Wiley & Sons.

Boudon, R. (1981). A desigualdade das oportunidades: A mobilidade social nas sociedades industrias Universidade de Brasília.

Boudon, R. (2017). The Origin of Values: Sociology and Philosophy of Beliefs Routledge.

Bourdieu, P. (1999). A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In M. A. Nogueira, & A. Catani (Eds.), Escritos de Educação (pp. 39-64). Vozes.

Bourdieu, P., & Champagne, P. (2003). Os excluídos do interior. In P. B. (coord.), A Miséria do Mundo (pp. 481-486). Editora Vozes.

Bovério, M. A. (2014). PROUNI:Estudo multicasos com bolsistas beneficiários (estudantes e egressos) de sete instituições de ensino superior do Estado de São Paulo [Tese de doutorado]. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras, Campus de Araraquara.

Bowen, W. G., & Bok, D. (2004). O Curso do Rio: Um estudo sobre a ação afirmativa no acesso à universidade Garamond.

Carvalhaes, F., & Ribeiro, C. (2019). Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: Desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional. Tempo Social, revista de sociologia da USP, 31(1), 195-233.

Clancy, P., & Goastellec, G. (2007). Exploring access and equity in higher education: Policy and performance in a comparative perspective. Higher Education Quarterly, 1(2), 136-154.

Cohn, G. (1979). Crítica e Resignação. Fundamentos da Sociologia de Max Weber T. A. Queiroz.

Dias, C. E., Toti, M. S., Sampaio, H., & Polydoro, S. J. (2020). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no esnisno superior brasileiro Pedro & João Editores.

Dubet, F. (2020). O tempo das paixões tristes Vestígio.

Dubet, F., & Martuccelli, D. (2006). A l'école . Sociologie de l'expérience scolaire Seuil.

Figueiredo, E., Nogueira, L., & Santana, F. (2014). Igualdade de oportunidades: Analisando o papel das circunstâncias no desempenho do ENEM. RBE, 68(3), 373–392.

Geertz, C. (1978). A Interpretação das Culturas Zahar.

Goldthorpe, J. H. (1997). Problems of ‘Meritocracy’. In A. H. Halsey, H. Lauder, P. Brown, & S. Wells (Eds.), Education: Culture, Economy, Society (1st ed., Vol. 1). Oxford University Press.

Hadja, A., & Becker, R. (2016). Education systems and meritocracy: social origin, educational and status attainment. In A. Hadjar, & C. Gross (Eds.), Education Systems and Inequalities: International comparisons (pp. 231-258). University of Bristol.

Helal, D. H. (2015). Mérito, Reprodução Social e Estratificação Social: apontamentos e contribuições para os estudos organizacionais. Organ. Soc., Salvador, 22(73), 251-268.

Heringer, R. (2013). Expectativas de acesso ao ensino superior: Um estudo de caso na Cidade de Deus, Rio de Janeiro Edição da autora.

Heringer, R. (2014). Um balanço de 10 anos de políticas de ação afirmativa no Brasil. Tomo (UFS), 1, 13-29.

Lahire, B. (1997). Sucesso escolar nos meios populares Atica.

Lamounier, B. (2016). Liberais e Antiliberais: A luta ideológica do nosso tempo Companhia das Letras.

Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. (2012). Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Presidência da República.

Lucas, S. R. (1999). Tracking Inequality: stratification and mobility in American High Schools Columbia University.

Mijs, J. J., & Savage, M. (2020). Meritocracy, Elitism and Inequality. The Political Quarterly, 91(2).

Mijs, J. J. (2021). The paradox of inequality: income inequality and belief in meritocracy go hand in hand. Socio-Economic Review, 19(1).

Morrison, A. (2020). The Foundations of Distributive Justice: A Morphogenetic Analysis of Gomberg and Fraser. Sociology, 55(2), 227-242.

Nogueira, C. M., Nonato, B., Ribeiro, G., & Flontino, S. (2017). Promessas e limites: O Sisu e sua implementação na Universidade Federal de Minas Gerais. Educação em Revista, (33), 61-90.

Parkin, L. (1979). Marxism and class theory?: A bourgeois critique Columbia University Press.

Paul, J.-J., & Barbosa, M. (2008). Qualidade docente e eficácia escolar. Tempo Social, 20 (1), 119-133.

Piketty, T. (2014). O Capital no século XXI Intrínseca.

Piotto, D. C. (2014). Camadas populares e universidades públicas: Trajetórias e experiências escolares Pedro & João Editores.

Pires, A., Romão, P., & Varollo, V. (2019). O Programa Bolsa Família e o acesso e permanência no ensino superior: a importancia do eu me viro. Revista Brasileira de Educação [Artigo aprovado para publicação].

Portaria nº 1.117 de 1 de novembro de 2018. (2018). Altera a Portaria Normativa MEC nº 18, de 11 de outubro de 2012, e a Portaria Normativa MEC nº 21, de 5 de novembro de 2012. Ministério da Educação/ Gabinete do Ministro.

Prates, A. A., & Barbosa, M. O. (2015). A expansão e as possibilidades de democratização do ensino superior no Brasil. Cadernos CRH, 28(74), 327-339.

Reay, D., David, M. E., & Ball, S. (2005). Degrees of choice: Class, race, gender and higher education Trentham Books Limited.

Ribeiro, F. d. (2018). Preconceito e ProUnistas: “Seu lugar não é aqui” [Tese Programa de Pós-Graduação em Psicologia]. Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Sandel, M. J. (2021). A Tirania do Mérito Civilização Brasileira.

Santos, C. T., Lima, R. G., & Carvalhaes, F. (2020). O perfil institucional do sistema de ensino superior brasileiro após décadas de expansão. In M. L. Barbosa, A expansão desigual do ensino superior no Brasil Appris.

Santos, E. F., & Scopinho, R. A. (2016). Desigualdades Raciais, Mérito e Excelência Acadêmica: Representações Sociais em Disputa. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(2), 267-279.

Silva, N. d., & Barbosa, M. (2012). Desempenho individual e organização escolar na realização educacional. Sociol. Antropol, 2(4).

Souza, G. K. (2020). Caminhos para o ensino superior: Expectativas de estudantes do Ensino Médio em escolas públicas na Bahia e Rio de Janeiro [Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação]. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Souza, P. F. (2018). Uma História de Desigualdade: a concentração de renda entre os mais ricos no Brasil 1926-2013 Hucitec.

Teixeira, C. F., & Pires, A. (2021). Nível de informação e conhecimento sobre políticas de inclusão no ensino superior: O caso deestudantes de camadas sociais distintas do município de Limeira/SP. Educação Temática Digital, 23(2), 506-533.

Walzer, M. (2003). Esferas da Justiça. Uma defesa do Pluralismo e da Igualdade Martins Fontes.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.