Banner Portal
Práticas formativas de uma professora experiente num programa de indução
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Formador de docentes
Experiência profissional
Prática docente
Indução

Como Citar

REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; SOUZA, Ana Paula Gestoso de. Práticas formativas de uma professora experiente num programa de indução: um estudo de caso. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e202000062, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672256. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Considerando referências teóricas sobre a base de conhecimento para o ensino, conversas entre professores e pensamento do professor, analisam-se as práticas formativas de uma professora experiente, em sua atuação como mentora de uma professora iniciante em um programa de indução. Realizou-se um estudo de caso exploratório de natureza descritiva-analítica sobre interações virtuais estabelecidas entre elas. A análise de narrativas escritas dessa mentora revelou seu raciocínio pedagógico por meio de diversas ações formativas relacionadas à visualização das práticas e circunscrição dos problemas enfrentados pela iniciante. Desvelou, ainda, que a promoção de processos reflexivos incentivou a iniciante a olhar a própria prática, a projetar formas alternativas de atuação e a experimentá-las.

PDF
PDF (English)

Referências

Clandinin, J., & Connelly, F.M. (2000). Narrative inquiry: Experience and story in qualitative research Jossey-Bass.

Fitzgerald, M. S., & Palincsar, A. S. (2019). Teaching practices that support student sensemaking across grades and disciplines: A conceptual review. Review of Research in Education, 43(1), 227–248. https://doi.org/10.3102/0091732X18821115

Gao, S., Liu, K., & McKinney, M. (2019). Learning formative assessment in the field: Analysis of reflective conversations between preservice teachers and their classroom mentors. International Journal of Mentoring and Coaching in Education, 8(3), 197-216 http://dx.doi.org/10.1108/IJMCE-10-2018-0056

Keast, S., Panizzon, Mitchell, I., Loughran, J., Tham, M., & Rutherford, L. (2017). Exploring routes to engagement: An aspect of the pedagogical reasoning of expert teachers. Conexão Ciência, 12, 278-283. https://periodicos.uniformg.edu.br:21011/ojs/index.php/conexaociencia/article/view/845/950

Lampert, M. (2010). Learning teaching in, from, and for practice: What do we mean? Journal of Teacher Education, 61(1-2), 21–34. https://doi.org/10.1177/0022487109347321

Little J. W. (2003). Inside teacher community: Representations of classroom practice. Teacher College Record, 105(6), 913-945.http://doi:10.1111/1467-9620.00273

Loughran, J. (2014). Professionally developing as a teacher educator. Journal of Teacher Education, 65(4), 271–280. https://doi.org/10.1177/0022487114533386

Marcelo, C., & Vaillant, D. (2017). Políticas y programas de inducción en la docencia en Latinoamérica. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1224-1249. https://doi.org/10.1590/198053144322

Moreira, M. A. (2011). Introdução. In M.A. Moreira (Ed.), Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores (pp. 23-40). Edição Pedago Lda.

Orland-Barak, L., & Mastik, D. (2017). Methodologies of mediation in professional learning, Springer International Publishing AG. DOI: 10.1007/978-3-319-49906-2

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57, 1-22. http://hepgjournals.org/doi/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411

Reali, A.M. de M. R, Tancredi, R. M. S. P., & Mizukami, M. G. N. (2010). Programa de mentoria online para professores iniciantes: fases de um processo. Cadernos de Pesquisa, 40(140), 479-506. https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200009

Tillema, H., Van der Westhuizen, G. J., &. Van der Merwe, M. (2015). Mentoring for learning: Climbing the mountain Sense Publishers, Rotterdam, The Netherlands. DOI:10.1007/978-94-6300-058-1.

Vaillant, D. (2014). Análisis y reflexiones para pensar el desarrollo profesional continuo. Educar, 50, 55-66. Especial 30 aniversario. http://www.raco.cat/index.php/Educar /article/view/287047

Vaillant, D., & Marcelo, C. (2015). El A, B, C y D de la formación docente Narcea, 2015.

Zeichner, K. (2010). Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, 35(3), 479 - 504. https://doi.org/10.5902/198464442357

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.