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Tecendo o território
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Palavras-chave

Criança
Bairro
Desenho
Mobilidade espacial
Mistura social

Como Citar

FERREIRA, Valeria Milena Rohrich. Tecendo o território: paisagens de denúncia e desmistura social em desenhos de crianças sobre o bairro. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20210037, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8672257. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Discutem-se aqui as representações que 92 crianças da Rede Municipal de Ensino de Curitiba fazem sobre os seus bairros de moradia, verificando diferenças a depender do bairro em que moram (sul/extremo sul) e da parte dele em que estão (central/periférica). Conclui-se que crianças do sul e da parte central do extremo sul utilizam espaços variados, mas bem personalizados, demonstrando uma não mistura social. Já crianças da parte periférica do bairro do extremo sul denunciam o sedentarismo e a subalternidade da partilha do espaço com adultos, pessoas e locais hostis; para estas a escola aparece como central. Assim, de modo geral, as crianças da pesquisa evidenciam que o território é tecido nas urdiduras das interdependências humanas, tramado a partir de diferentes gradientes de poder e status e de acordo com as posições que elas e suas famílias ocupam na configuração do bairro e da cidade.

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