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Teatro social dos afetos
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Teatro
Catarse
Corpo
Dialética singular/universal
Afetos
Escola
Opressão psicossocial ou sofrimento ético-político

Como Citar

SAWAIA , Bader Burihan; FERNANDES, Kelly Cristina. Teatro social dos afetos: sobre a potência da arte cênica na superação de relações opressivas na escola. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. ed0320210091, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675266. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Considerando, a partir das reflexões de Vigotski sobre o trabalho criativo do ator, que a construção da personagem pode ser uma vivência transformadora em que o corpo e os afetos têm papel preponderante, apresentamos uma proposta cênica que transporta tais potencialidades às relações sociais como estratégia de superação da opressão social na escola. Trata-se do Teatro Social dos Afetos (TSA), cujos pressupostos são baseados em Spinoza, Vigotski e Boal, com destaque aos conceitos de emoção inteligente, catarse, corpo, dialética singular/universal e sofrimento ético-político. Exemplificamos a partir de uma intervenção cênica em escolas municipais, visando ao enfrentamento à violência de gênero na escola. As ações cênicas colocam o ator também como dramaturgo e a plateia como ator, entrelaçando-os no sentimento do comum e na potência de imaginar e ensaiar estratégias de superação de opressões cristalizadas nos afetos e nas relações sociais. Assim, no ato criador o sofrimento individual se transforma em ação coletiva.

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