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Análise de características discursivas e disciplinares em artigos sobre o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental publicados entre 2008 e 2018
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Palavras-chave

Ensino da escrita
Primeiro ciclo do ensino fundamental
Produção do conhecimento

Como Citar

EUFRÁSIO , Daniela; BARZOTTO, Valdir Heitor. Análise de características discursivas e disciplinares em artigos sobre o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental publicados entre 2008 e 2018. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20200071, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675306. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica expõe características discursivas do conteúdo escolar “ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental” quando tomado como objeto de pesquisa, e propõe reflexões sobre a sua configuração disciplinar (Foucault, 2004). A análise abrangeu 15 artigos, advindos de duas áreas do conhecimento, Psicologia e Educação. Focalizou-se na caracterização do gênero discursivo “artigo científico” (Bakhtin, 2011), e identificaram-se importantes distinções disciplinares nas produções de cada área do conhecimento. Enquanto as da Psicologia expuseram resultados a partir de testes e tarefas de verificação do conhecimento da escrita e da corroboração de pesquisas anteriores em artigos padronizados conforme o modelo de comunicação IMRD, as da Educação não se apresentaram em conformidade com esse modelo e focalizaram os processos de ensino da escrita a partir de práticas didáticas diversas. Foi possível, ainda, identificar características de legitimação dos resultados de pesquisa como objetos de ensino na esfera escolar.

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