Banner Portal
Habermas e Paulo Freire
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Jürgen Habermas
Paulo Freire
Diálogo
Modernidade

Como Citar

LEITE, Ivonaldo. Habermas e Paulo Freire: para além dos lugares-comuns. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20220012, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675324. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

Ultimamente, alguns trabalhos têm apontado uma estreita conexão analítica entre o pensador alemão Jürgen Habermas e o educador brasileiro Paulo Freire, descrevendo-se, por exemplo, o “diálogo” como uma categoria que adensa a relação teórica entre ambos. Este artigo procura averiguar a existência de efetivas convergências entre Habermas e Freire. Para tanto, metodologicamente, são revisadas as suas principais produções. Como resultado desse escrutínio, o presente artigo discrepa das perspectivas que realçam a referida conexão. Embora seja possível identificar algumas convergências entre Habermas e Freire, elas são genéricas. Assim, o que é concebido como aproximações entre os dois autores tem, muitas vezes, o status de lugares-comuns.

REMOTO
REMOTO (English)

Referências

Bourdieu, P. (1976). Le champ scientifique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 2 (2-3), 88-104.

Brayner, F. H. A. (2009). Homens e mulheres de palavra: diálogo e educação popular. Revista Portuguesa de Educação, 22(1), 207-224.

Brayner, F. H. A. (2017). Paulofreirianismo: instituindo uma teologia laica. Revista Brasileira de Educação, 22(70), 851-872.

Buber, M. (1970). I and thou Charles Scribner’s Soon.

Cardoso, F. H. (1984). Les idées à leur place: Le concept de développement en Amérique Latine Paris: A. A. Métailié.

Dos Santos, T. (2003). La teoría de la dependencia. balance y perspectivas Plaza & Janés, 2003.

Fanon, F. (2002). Les damnés de la terre La Découverte.

Freire, P. (1980). Conscientização: teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire (3. ed.). Moraes.

Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (17. ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (1992). Pedagogia da esperança: reencontro com a pedagogia do oprimido Paz e Terra.

Freire, P. (1999). Educação como prática da liberdade (23. ed.). Paz e Terra.

Freire, P., & Guimarães, S. (2000). Aprendendo com a própria história. Paz e Terra.

Giddens, A. (1982). Labour and interaction. In J. B. Thompson & D. Held (eds.), Habermas: critical debate (pp. 149-161). Macmillan.

Górzna, S. (2014). Martin Buber: Futher of the philosophy of dialogue. European Journal of Science and Theology, 10(5), 45-53.

Habermas, J. (1970). Technology and Science as ideology. Toward a rational society: student protest, science, and politics Beacon Press.

Habermas, J. (1975). Legitimation crisis Beacon.

Habermas, J. (1981a). Theory of communicative actio (Vol I: reason and rationalization of society). Beacon Press.

Habermas, J.. (1981b). Theory of communicative actio (Vol II: lifeworld and system: a critique of functionalist reason). Beacon Press.

Habermas, J. (1989). The structural transformation of the public sphere: an inquiry into a category of bourgeois society MIT Press.

Honneth, A. (1996). The struggle for recognition: the moral grammar of social conflicts MIT Press.

Marcuse, H. (1962). Eros and civilization: a philosophical inquiry into Freud Vintage Books.

Merquior, J. G. (1986). Western Marxism. Palandin Books.

Morrow, R. A., & Torres, C. A. (1998). Jürgen Habermas, Paulo Freire e a pedagogia crítica: novas orientações para a educação comparada. Educação, Sociedade e Cultura, 10, 123-155.

Morrow, R. A., & Torres, C. A. (2002). Reading Freire and Habermas: critical pedagogy and transformative social change Columbia University, Teacher's College Press.

Scott, C. (2011). Becoming dialogue: Martin Buber’s concept of turning to the other as educational praxis [Tese de Doutorado em Filosofia]. University of British Columbia, Canadá.

Skinner, Q. (1982, 7 out). Habermas’ reformulation New York Review of Books.

Vieira Pinto, Á. (1960). Consciência e realidade nacional (Vols. 1 e 2). ISEB.

Vieira Pinto, Á. (1993). Sete lições sobre educação de adultos (8. ed.). Cortez.

Wallerstein, I. (1996). Historical capitalism with capitalist civilization Verso.

Wallerstein, I. (2011a). The modern world system I: Capitalism, agriculture and the origins of the European world-economy in the sixteenth century. University of California Press.

Wallerstein, I. (2011b). The modern-system II: Mercantilism and the consolidation of the european world-economy, 1600-1750 University of California Press.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.