Banner Portal
A escrita de notas como artesanato intelectual
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Escrita acadêmica
letramento acadêmico
Niklas Luhmann
Metodologia de pesquisa

Como Citar

CRUZ, Robson Nascimento da; REZENDE, Junio. A escrita de notas como artesanato intelectual: Niklas Luhmann e a escrita acadêmica como processo. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210123, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675356. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

A despeito dos inúmeros indícios de que a escrita acadêmica é um meio de descoberta intelectual e não apenas uma representação do pensamento, no contexto brasileiro, tal prática tem sido conceituada mais como produto de pesquisas e disciplinas do que como parte integrante da formação universitária. O objetivo neste artigo é apresentar a tomada de notas, uma atividade aparentemente simples e supostamente arcaica, como um artifício no qual o exercício da escrita acadêmica é orientado eminentemente para a construção de um pensamento autoral. Para tanto, discutimos os recentes achados na historiografia da escrita que expõem a tomada de notas como uma prática essencial no desenvolvimento da intelectualidade moderna, e, em seguida, apresentamos um caso emblemático, no século XX, do profícuo uso de um sistema de tomada de notas do sociólogo alemão Niklas Luhmann. Por fim, apontamos que o valor da tomada de notas vai além da mera curiosidade histórica, constituindo-se como ferramenta auxiliar para um cotidiano no qual a satisfação e o senso de desenvolvimento intelectual estejam no centro da vida acadêmica.

REMOTO
REMOTO (English)

Referências

Ambrose, S., Bridges, M., DiPietro, M., Lovett, M., & Norman, M. (2010). How learning works: 7 research-based principles for smart teaching Jossey-Bass.

Ashby, W. R. (1970). Introdução à cibernética Editora Perspectiva.

Baker, S. (1985). The practical stylist Harper and Row.

Barnes-Holmes, Y., Barnes-Holmes, D., McHugh, L., & Hayes, S. C. (2004). Relational Frame Theory: Some implications for understanding and treating human suffering. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 4, 355‒375.

Barthes, R. (1977). Roland Barthes by Roland Barthes Papermac.

Bechmann, G., & Stehr, N. (2002). The legacy of Niklas Luhmann. Soc, 39, 67‒75. https://doi.org/10.1007/BF02717531

Becker, H. S. (2015). Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos Zahar.

Benjamin, W. (2006). Walter Benjamin and the Arcades project. Continuum.

Blair, A. (2010). The rise of note-taking in Early Modern Europe. Intellectual History Review, 20(3), 303-316. https://doi.org/10.1080/17496977.2010.492611

Boice, R. (1994). How writers journey to comfort and fluency: a psychological adventure Prager.

Cevolini, A. (2018). Where Does Niklas Luhmann’s Card Index Come From? In M. Feingold (Ed.), Erudition and the Republic of Letters (pp. 390‒420).

Cevolini, A. (2020). The art of trascegliere e notare in early modern Italian culture. Intellectual History Review, 1‒22. https://doi.org/10.1080/17496977.2020.1791518

Cruz, R. (2020). Bloqueio da escrita acadêmica: caminhos para escrever com conforto e sentido Artesã.

Davies, B., & Bansel, P. (2005). The time of their lives? Academic workers in neoliberal time(s). Health Sociology Review, 14(1), 47‒58. https://doi.org/10.5172/hesr.14.1.47

Elbow, P. (1998). Writing without Teachers Oxford UP.

Elbow, P. (2012). Vernacular eloquence: what speech can bring to writing Oxford University Press.

Emerson, R. M., Fretz, R. I., & Shaw, L. L. (2010). Writing ethnographic fieldnotes University of Chicago Press.

Foucault, M. (2010). Conversa com Michel Foucault. In M. Foucault, Repensar a política. Ditos & Escritos VI (1ª ed., pp. 289‒347). Forense.

Flower, L., & Hayes, J. R. (1984). Images, Plans, and Prose: The Representation of Meaning in Writing. Written Communication, 1(1), 120‒160. https://doi.org/10.1177/0741088384001001006

Freud, S. (2019). Escritores criativos e devaneios. Vol. IX. Autêntica. (Trabalho original publicado em 1908)

Gleick, J. (2011). Genius: the life and science of Richard Feynman Open Road: Media.

Hjortshoj, K. (2001). Understanding writing blocks Oxford University Press.

James, K. H. (2017). The Importance of Handwriting Experience on the Development of the Literate Brain. Current Directions in Psychological Science, 26(6), 502‒508. https://doi.org/10.1177/0963721417709821

Löfgren, O. (2014). Routinising research: academic skills in analogue and digital worlds. International Journal of social Research Methodology, 17(1), 73‒86. https://doi.org/10.1080/13645579.2014.854022

Kellogg, R. T. (1994). The psychology of writing. Oxford University Press.

Kellogg, R. T., Turner, C. E., Whiteford, A. P., & Mertens, A. (2016). The role of working memory in planning and generating written sentences. Journal of Writing Research, 7(3), 397‒416. https://doi.org/10.2307/4149005

Lang, J. M. (2016). Small teaching: everyday lessons from the science of learning Jossey-Bass.

Louise, D. (2014). The art of slow writing: reflections on time, craft, and creativity St. Martins Griffin.

Luhmann, N. (1992). Communicating with slip boxes: an empirical account http://luhmann.surge.sh/communicating‐with‐slip‐boxes

Malcolm, N. (2004). Thomas Harrison and his ‘Ark of Studies’ an episode in the history of the organization of knowledge. The Seventeenth Century, 19(2), 196‒232.

Martín, E. (2018). Ler, escrever e publicar no mundo das ciências sociais. Sociedade e Estado, 33, 941‒961. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-2018330300en1

Maxwell, J. W., & Armen, H. (2013). A bird in the hand: index cards in the handcraft of creative thinking Presentation of Canadian Sociological Association Congress, Toronto. http://publishing.sfu.ca/2013/09/bird-in-the-hand-index-cards/

Moisés, B. P. (1999). Claude Lévi-Strauss, aos 90. Revista De Antropologia, 42(1-2), 9‒25. https://doi.org/10.1590/S0034-77011999000100002

Mueller, P. A., & Oppenheimer, D. M. (2014). The pen is mightier than the keyboard: advantages of longhand over laptop note taking. Psychological Science, 25(6), 1159‒1168. https://doi.org/10.1177/0956797614524581

Murray, D. M. (1972). Teach writing as a process. Not product. The Leaflet, 71(12).

Olson, G. (1991). The social scientist as author: Clifford Geertz on ethnography and social construction. Journal of Advanced Composition, 11(2), 245-268.

Peary, A. (2016). The Terrain of prewriting. Journal of Creative Writing Studies, 2(1), 1‒21.

Pinto, M. G. L. C. (2016). A escrita académica: um jogo de forças entre a geração de ideias e a sua concretização. Signo, 41, 53‒71. https://doi.org/10.17058/signo.v1i.7325

Rose, M. (1980). Rigid rules, inflexible plans, and the stifling of language: A cognitive analysis of writer’s block. College Composition and Communication, 31, 389‒401. https://doi.org/10.2307/356589

Schmidt, J. (2016). Niklas Luhmann’s card index: thinking tool, communication partner, publication machine. In A. Cevolini (Ed.), Library of the written word: Vol. 53. Forgetting Machines. Knowledge Management Evolution in Early Modern Europe (1. Auflage, pp. 289‒311). Brill.

Schmidt, J. (2018). Niklas Luhmann's card index: the fabrication of serendipity. Sociologica, 12(1), 53‒60. https://doi.org/ 10.6092/issn.1971-8853/8350.

Sennett, R. (2009). O artífice Record.

Shapiro, L. (2019). Embodied Cognition Routledge.

Skinner, B. F. (1981). How to discover what you have to say - talk to students. The Behavior Analyst, 4(1), 1‒7. https://dx.doi.org/10.1007%2FBF03391847

Tallis, R. (2003). The hand: a philosophical inquiry in human being Edinburgh University Press.

Taylor, A. (Diretor). (2005). Žižek! [1 DVD]. Zeigeist Films.

Wilken, R. (2010). The card index as creativity machine. Culture Machine, 11, 7‒3.

Williams, R. (2014). A produção social da escrita Editora da Unesp.

Wrigley, S. (2019). Avoiding ‘de-plagiarism’: Exploring the affordances of handwriting in the essay-writing process. Active Learning in Higher Education, 20(2), 167‒179. https://doi.org/10.1177/1469787417735611

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.