Banner Portal
Burocracia escolar e reprodução de estigmas sobre os estudantes e suas famílias
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Escola
Estigma
Implementação de políticas educacionais
Sistemas educacionais
Reprodução de desigualdades

Como Citar

ROSISTOLATO , Rodrigo; PRADO, Ana Pires do; CERDEIRA, Diana Gomes da Silva. Burocracia escolar e reprodução de estigmas sobre os estudantes e suas famílias. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210112, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675435. Acesso em: 4 maio. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O artigo analisa os dados de uma pesquisa realizada com 23 gestores de escolas municipais do Rio de Janeiro, com o objetivo de investigar a relação da burocracia educacional com as famílias no decorrer dos processos de matrícula dos filhos. Mapearam-se, nas entrevistas em profundidade, as percepções dos gestores com relação aos estudantes e suas famílias, em parte orientadas por estigmas individuais e coletivos. Serão apresentados a tipologia proposta para interpretar esse conjunto de estigmas; a aplicação da tipologia na análise das entrevistas; e os argumentos quanto às ações dos burocratas, motivadas por tais estigmas. Os dados indicam que tais ações tendem a reproduzir desigualdades sociais de origem e a produzir novas formas de desigualdade no interior das escolas.

REMOTO
REMOTO (English)

Referências

Almeida, D. M. O. (2019). Ações dos gestores escolares no processo de matrícula em uma escola municipal do Rio de Janeiro 2019. [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Bourdieu, P. (2001). Escritos de Educação Vozes.

Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1992). A reprodução (3.ed.). Francisco Alves.

Brooke, N., & Soares, J. F. (2008). (Orgs). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetória UFMG.

Bruel, A. L. (2014). Distribuição de oportunidades educacionais: o programa de escolha da escola pela família na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro [Tese de Doutorado em Educação]. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcio da Costa.

Burgos, M. B. (2009). Escola e projetos sociais: uma análise do "efeito-favela." In A. Randolpho, & M. B. Burgos (Orgs), A escola e a favela (pp. 59-133). Editora PUC-RIO.

Camargo, R. M. B., Gabbi, G. F., Lemes, J. L., & Brenner, C. E. B. (2017). Os principais autores da corrente crítico-reprodutivista. Rev. Inter. Educ 3(1), 224-239.

Carvalho, J. T. (2014). Segregação escolar e a burocracia educacional: uma análise da composição do alunado nas escolas municipais do Rio de Janeiro [Dissertação de Mestrado]. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Coleman, J. (1996). Report on equality of educational opportunity. U.S. Government Printing Office for Department of Health, Education and Welfare.

Costa, M., & Koslinski, M. (2011). Quase-mercado oculto: disputa por escolas “comuns” no Rio de Janeiro. Cad. Pesqui [online], 41(142), 246-266. ISSN 0100-1574.

Costa, T. N. (2020). Interações pedagógicas na educação infantil. [Dissertação de Mestrado em Educação]. Universidade Federal do Rio de Janeiro

Gamoran, A., & Long, D. A. (2006, Dec.). Equality of educational opportunity: a 40-year retrospective. WCER Working Paper, n. 2006-9. Madison: University of Wisconsin– Madison, Wisconsin Center for Education Research.

Goffman, E. (1975). Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. (Trad. M. B. de M. L. Nunes). LTC.

Goffman, E. (1981) Forms of Talk University of Pennsylvania publications in conduct and communication.

Jacobsen, M. H. (2010). The contemporary Goffman Routledge Taylor & Francis Group.

Lafleur, M, & Srivastava, P. (2019, Oct.). Children’s accounts of labelling and stigmatization inprivate schools in Delhi, India and the right to education Act1. Education policy analysis archives, 27(135), 1-33

Lahire, B. (1998). Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável Ática.

Lipsky, M. (1980). Street-Level bureaucracy: dilemmas of the individual in public services Russell Sage Foundation.

Marsh, L.T.S., & Noguera, P. (2018). Beyond stigma and stereotypes: an ethnographic study on the effects of school-imposed labeling on black males in an urban charter school. Urban Rev., 50, 447-477.

Maynard-Moody, S., & Musheno, M. (2003). Cops, Teachers, counselors - stories from the front lines of public service. The University of Michigan Press Ann Arbor.

Merton, R. K. (1968). Social theory and social structure Free Press.

Nogueira, M. A. (2005). A relação família-escola na contemporaneidade: fenômeno social/interrogações sociológicas. Análise Social, 40(176), 563-578.

Pires R., Lotta G., & Torres Junior, R. D. (2018). Burocracias implementadoras e a (re)produção de desigualdades sociais: Perspectivas de análise no debate internacional. In R. Pires, G. Lotta, & V. E. Oliveira (Org.), Burocracia e políticas públicas no Brasil: interseções analíticas. (pp. 185-206). IPEA, Enap.

Rickert, H. (1943). Ciência cultural y ciência natural. Calte.

Rio de Janeiro. (2017). Resolução Secretaria Municipal de Educação n. 25, de 24 de outubro de 2017.

Rosenthal, R. E., & Jacobson, L. (1968). Pygmalion in the Classroom Holt, Rinehart e Winston.

Rosistolato, R. P. R., & Viana, G. V. (2014). Os gestores educacionais e a recepção dos sistemas externos de avaliação no cotidiano escolar. Educação e Pesquisa 40, 13-28.

Rosistolato, R. P. R., Pires do Prado, A. P., Koslinski, M. C., Carvalho, J. T., & Moreira, A. M. (2016). Dinâmicas de matrícula em escolas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Pro-Posições, 27(3), 237-261. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2015-0108.

Rosistolato, R. P. R., Pires do Prado, A. P., & Martins, L. R. (2018). A realidade- de cada escola e a recepção de políticas educacionais. Ensaio, 26, 112-132.

Rosistolato, R., Pires Do Prado, A. P., Muanis, M. C., &; Cerdeira, D. G.da S. (2019). N. 43 - Burocracia educacional em interação com as famílias nos processos de matrícula escolar na cidade do Rio de Janeiro. Jornal de Políticas Educacionais, 13(43), 01-28.

Sammons, P. (2008). As características-chave das escolas eficazes. In N. E. Brooke, & J. F. Soares (Orgs.), Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias (pp. 335-382). Editora UFMG.

Scherer, L. (2016). ‘I am not clever, they are cleverer than us’: children reading in the primary school. British Journal of Sociology of Education, 37(3), 389-407

Smith, G. (2006). Erving Goffman Routledge Taylor & Francis Group.

Silva, P. (2010). Análise sociológica da relação escola-família. Sociologia: Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, XX, 443-464.

Weber, M. (1999). Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva: Max Weber (Trad. R. Barbosa & K. E. Barbosa, ver. téc. Gabriel C.). Editora Universidade de Brasília; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.