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Da formação de artífices à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
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Palavras-chave

Escola de aprendizes artífices
Rede federal de educação profissional
Científica e tecnológica
Educação tecnológica

Como Citar

CECHIN, Marizete Righi; PILATTI , Luiz Alberto. Da formação de artífices à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20210113, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675436. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O estudo tem por objetivo estremar as relações de poder, dependência e exclusão existentes na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e suas implicações nos níveis de sua organização e nos aspectos das instituições que a compõem. A pesquisa é documental, e seu corpus é formado por documentos oficiais, projetos de lei, leis, relatórios emitidos por órgãos federais, páginas eletrônicas e produções acadêmicas. A lente teórica utilizada, com o uso das categorias estabelecidos e outsiders, é a teoria eliasiana. Constatou-se que as 19 Escolas de Aprendizes Artífices representam a gênese da Rede, que, apesar das tensões, foi ampliada politicamente. O avanço para níveis mais elevados de ensino, materializado em transformações institucionais, tem como ponto de inflexão a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O Ministério da Educação vem propondo políticas para frear o pleito individual dos membros da Rede para níveis mais elevados de ensino. O movimento mais notório nesta direção foi a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Conclui-se que a Rede, enquanto uma configuração pulsante, foi construída entre o estigma de ofertar uma espécie de ensino de segunda classe, destinada às classes mais desfavorecidas (ÉRGA) e a busca de um status superior (ÉPEA).

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Universidade Federal de Itajubá. (n.d.). Institucional https://unifei.edu.br/

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