Banner Portal
Construção de autoria no combate ao plágio
REMOTO
REMOTO (English)

Palavras-chave

Trabalho de pesquisa escolar
Autoria e plágio
Concepção éticopedagógica
Ensino fundamental II

Como Citar

DIAS, Wagner Teixeira; EISENBERG , Zena. Construção de autoria no combate ao plágio: um panorama da atividade de pesquisa escolar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 34, p. e20220034, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675460. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta resultados da pesquisa de doutorado que aferiu como escolas de excelência da cidade do Rio de Janeiro gerenciam a pesquisa escolar e combatem o plágio. Foram entrevistados de modo semiestruturado três grupos de atores de quatro escolas: professores, profissionais especializados que atuam no 6º ao 9º ano do ensino fundamental II e seus respectivos alunos, com idades entre 11 e 15 anos. Estudantes declaram: (i) plagiar; (ii) não apresentar trabalhos por eles construídos; (iii) comprar trabalhos; (iv) parafrasear sem citar as fontes; e (v) realizar compêndios de citações de obras não lidas. Constatou-se que as escolas promovem a construção autoral e que o plágio é uma preocupação pungente entre todos os profissionais. Assim, aponta-se para a necessidade de uma maior atenção dos professores no que tange a um olhar ético-pedagógico ao solicitar e conduzir as pesquisas escolares. Inspirados por uma corrente de pensamento que sublinha o tratamento didático da questão da cópia (plágio), como fase anterior à punição (visão legalista), acredita-se no diálogo entre vozes polifônicas para construir autorias e fomentar a construção de conhecimentos por meio da pesquisa escolar.

REMOTO
REMOTO (English)

Referências

Bakhtin, M. (2010). Para uma filosofia do ato responsável Pedro e João Editores.

Dias, W. T. (2013). Vozes diluídas, camufladas ou exaltadas na fronteira entre a autoria e o plágio [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. Biblioteca Digital PUC-Rio. https://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1111610_2013_pretextual.pdf

Dias, W. T. (2017). Há espaço para a construção autoral [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro]. Biblioteca Digital PUC-Rio. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/31556/31556.PDF

Dias, W. T., & Eisenberg, Z. W. (2015). Vozes diluídas no plágio: a (des)construção autoral entre alunos de licenciaturas. Pro-Posições, 26(1), 179-197. https://doi.org/10.1590/0103-7307201507602

Fernandes, C. de O., & Freitas, L. C. de. (2007). Indagações sobre currículo: currículo e avaliação Ministério da Educação.

Gatti, B. A. (2020). Perspectivas da formação de professores para o magistério na educação básica: a relação teoria e prática e o lugar das práticas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, 29(57), 15-28. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p15-28

Jeffrey, D. (2012a). Le plagiat scolaire : première partie. Formation et Profession, 20(1), 60-63. http://dx.doi.org/10.18162/fp.2012.a10

Jeffrey, D. (2012b). Le plagiat scolaire: seconde partie. Formation et Profession, 20(2), 60-63. http://dx.doi.org/10.18162/fp.2012.a5

Jeffrey, D., & Dias, W. T. (2019). Perceptions du plagiat par de futurs enseignants québécois: dimensions éthiques et pédagogiques. Canadian Journal of Education, 42(3), 767-790.

Luckesi, C. C. (2005). Avaliação da aprendizagem… mais uma vez. Revista ABC EDUCATIO, (46), 28-29.

Marcuschi, L. A. (2001). Da fala para a escrita: atividades de retextualização Cortez.

Marcuschi, L. A. (2008). Produção textual: análise de gêneros e compreensão Parábola Editorial.

Maurel-Indart, H. (2018). Plagiat. Encyclopædia Universalis https://www.universalis.fr/encyclopedie/plagiat

Mottet, M., Morin, É., & Gagné, J.-C. (2013). Faire une recherche d’information: des habiletés essentielles à développer. Formation et Profession, 21(1), 68-70. http://dx.doi.org/10.18162/fp.2013.a15

Ninin, M. O. G. (2008). Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou o do pensamento crítico? Educação em Revista, (48), 17-35.

Oliveira, S. M. M. de, Moreno, N. A., & Cruz, V. A. G. da. (1999). Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1º grau, nas escolas de Londrina – Paraná. Informação & Informação, 4(1), 37-50.

Orlandi, E. P. (1995). As formas do silêncio: no movimento dos sentidos Editora da Unicamp.

Park, C. (2003). In other (people’s) words: plagiarism by university students – literature and lessons. Assessment and Evaluation in Higher Education, 28(5), 471-488. http://dx.doi.org/10.1080/02602930301677Park

Peters, M. (2015). Enseigner les stratégies de créacollage numérique pour éviter le plagiat au secondaire. Canadian Journal of Education, 38(3), 1-28.

Torres-Diaz, J. C., Duart, J. M., & Hinojosa-Becerra, M. (2018). Plagiarism, internet and academic success at the university. Journal New Approaches in Educational Research, 7(2), 98-104. https://doi.org/10.7821/naer.2018.7.324

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.