Banner Portal
Editorial Team

Editores

Editores Responsáveis

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia e História da Educação (Campinas, SP, Brasil) gallo@unicamp.br https://orcid.org/0000-0003-2221-5160
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim ,Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem Arte (Campinas, SP, Brasil) acamorim@unicamp.br  https://orcid.org/0000-0002-0323-9207

Editores Associados

Adrián Esteban Cangi, Universidad Nacional Del Centro - Unicen, Facultad de Ciencias y Comunicación Social, Curso de Comunicación Social (Buenos Aires, Argentina) adriancangi@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-0755-6699
Adriana Varani, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais (Campinas, SP, Brasil) avarani@unicamp.br https://orcid.org/0000-0002-7480-4998
Alain Patrick Olivier, Université de Nantes, Département Sciences de l'Education (Nantes, France) alain-patrick.olivier@univ-nantes.fr https://orcid.org/0000-0002-1435-6783
Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino (Florianópolis, SC, Brasil) alexfvaz@uol.com.br https://orcid.org/0000-0003-4194-3876
Alice Sophie Sarcinell ,Universidade Paris Cité, Institut Humanités, Sciences et Sociétés; Centre de Recherche sur Les Liens Sociaux – CERLIS (Paris, France) alice.sarcinelli@u-paris.fr https://orcid.org/0000-0002-1074-2417
Angela Maria Scalabrin Coutinho,Universidade Federal do Paraná - UFPR, Reitoria, Setor de Educação, Curitiba (PR, Brasil) angelamscoutinho@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3709-8561
Carlos Miguel da Silva Ribeiro ,Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Práticas Culturais (Campinas, SP, Brasil) cmribas78@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3505-4431
Carmen Lúcia Soares, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação Física, Departamento de Ciências do Esporte (Campinas, SP, Brasil) carmenls@unicamp.br https://orcid.org/0000-0002-4347-1924
Carolina Rodrigues de Souza, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Centro de Educação e Ciências Humanas, São Carlos, SP, Brasil) carolinasouza@ufscar.br https://orcid.org/0000-0002-7826-1011
Cesar Donizetti Pereira Leite ,Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Instituto de Biociências, Departamento de Educação (Rio Claro, SP, Brasil) cesar.leite@unesp.br https://orcid.org/0000-0001-8889-750X
Chantal Victória Medaets, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Linha de Pesquisa Educação e Ciências Sociais (Campinas, SP, Brasil) cmedaets@unicamp.br https://orcid.org/0000-0002-7834-3834
Cristiane Machado, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação; Departamento Políticas, Administração e Sistemas Educacionais – DEPASE, (Campinas, SP, Brasil) crimacha@unicamp.br https://orcid.org/0000-0002-3522-4018
Eduardo José Manzini, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Educação Especial (Marília, SP, Brasil) manzini@marilia.unesp.br https://orcid.org/0000-0002-7420-6146
Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia da Educação (Campinas, SP, Brasil) evely@unicamp.br https://orcid.org/0000-0001-7597-6487
Glòria Jové Monclús, Universitat de Lleida,Facultat d'Educació, Psicologia i Treball Social - FEPTS, Departament de Psicologia, Sociologia i Treball Social (Catalunya, España) gjove@pip.udl.cat https://orcid.org/0000-0003-3750-861X
Heloísa Helena Pimenta Rocha, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Educação Conhecimento Linguagem e Arte, (Campinas, SP, Brasil) heloisah@unicamp.br https://orcid.org/0000-0001-7965-4100
Monica Raisa Schpun, École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris, Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain (Paris, France) moschpun@ehess.fr https://orcid.org/0000-0003-4807-9689
Pedro Angelo Pagni, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Administração e Supervisão Escolar (Marília, SP, Brasil) pedro.pagni@unesp.br https://orcid.org/0000-0001-7505-4896
Raumar Rodríguez Giménez, Universidad de la República - UdelaR, Instituto Superior de Educación Física -ISEF, Departamento de Educación Física y Prácticas Corporales (Montenvideo, Uruguay) raumarr@fhuce.edu.uy https://orcid.org/0000-0001-9643-9314
Sigifredo Esquivel Marín, Universidad Autónoma de Zacatecas - UAZ (Zacatecas, ZAC, México) sigifredo.marin@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-8283-9659
Vanessa Fonseca Barbosa, Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH, Departamento de Línguas Clássicas e Vernáculas (São Paulo, SP, Brasil) vanessafonbar@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2901-015X
Wivian Weller, Universidade de Brasília – UnB; Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos (Brasília, DF, Brasil) wivian@unb.br https://orcid.org/0000-0003-1450-2004

Editora Executiva

Roberta Rabello Fiolo Pozzuto, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Setor de Publicações (Campinas, SP, Brasil) propedit@unicamp.br

 Editores Honorários

Agueda Bernardete Bittencourt, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento Educação, Conhecimento e Arte (Campinas, SP, Brasil)
Ana Lúcia Goulart de Faria, Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais na Educação (Campinas, SP, Brasil)
Ana Maria Fonseca de Almeida, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Campinas, SP, Brasil)
Dominique Colinvaux, Universidade Federal Fluminense -UFF, Faculdade de Educação, Centro de Estudos Sociais Aplicados (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Elsie Rockwell, Instituto Politécnico Nacional - I.P.N., Centro de Investigación y Estudios Avanzados, Departamiento de Investigaciones Educativas (Ciudad de Mexico, DF, Mexico)
Gustavo Alejandro Sorá, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Colaborador Universidad Nacional de Córdoba – UNC, Faculdad de Filosofia y Humanidades (Cordoba, Argentina)
Heloisa Helena Teixeira de Souza Martins, Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Sociologia (São Paulo, SP, Brasil)
 Ivor Goodson, University of Brighton, Education Research Centre (Falmer, UK)
Jean-Pierre Faguer, Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales, Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS, Centre de Sociologie Européenne (Paris, France)
 José Camilo dos Santos Filho, Universidade do Oeste Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação (Presidente Prudente, SP, Brasil)
José Gonçalves Gondra (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Centro de Educação e Humanidades, (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Luci Banks-Leite (Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia da Educação, Campinas, SP, Brasil)
Lucie Tanguy, Université de Paris X, Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS (EHESS, Paris, France)
Luiz Antônio Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Faculdade de Educação (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Márcia Angela da Silva Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Centro de Educação (Recife, PE, Brasil)
Marco Todeschini, Università Statale de Milano, Instituto di Pedagogia (Milano, Italia)
 Maria Alejandra Corbalan, Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires – UNICEN, Tandil, Ciencias Sociales (Buenos Aires, BA, Argentina)
Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS, Faculdade de Educação (Porto Alegre, RS, Brasil)
Maria Cecília de Souza Minayo, Fundação Osvaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)
Maria João Cardona, Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação (Santarém, Portugal)
Marilena de Souza Chauí, Universidade de São Paulo - USP, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia (São Paulo, SP, Brasil)
Martha Cecilia Herrera Cortés, Universidad Pedagógica Nacional – UPN, Historia de la Educación (Bogota, Colombia)
Pablo Del Rio, Universidad Carlos III de Madrid, Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación (Madri, España)
Rebeca Puche Navarro, Universidad del Valle, Instituto de Psicología (Cali, Colombia)
Roberto Carvalho de Magalhães, Autonomous Researcher of Art History, Art Criticism and Museums Science (Connecticut, NE, USA)
 Sandra Carli, Universidad de Buenos Aires, Facultad de Ciencias Sociales, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Instituto de Investigaciones Gino Germani, (Buenos Aires, Argentina)
 Sandra Francesca Conte de Almeida, Universidade Católica de Brasília, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Mestrado em Psicologia (Brasília, DF, Brasil)
 Susanna Mantovani, Università di Milano-Bicocca, Dipartimento di Scienze Uman e per la formazione (Riccardo Massa, Italia)
 Yves Schwartz, Université de Provence, Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS (Aix en Provence, France)

Conselho Editorial

Agueda Bernardete Bittencourt, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Ana Lúcia Goulart Faria, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Ana Maria Fonseca Almeida, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Dominique Colinvaux, Universidade Federal Fluminense, Brazil
Elsie Rockwell, Instituto Politécnico Nacional, Mexico
Gustavo Alejandro Sora, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina
Heloisa Helena T. de Souza Martins, Universidade de São Paulo, Brazil
Ivor Goodson, University of Brighton, United Kingdom
Jean-Pierre Faguer, Laboratoire de Démographie et d'Histoire Sociale, France
José Camilo Santos Filho, Universidade do Oeste Paulista, Brazil
José Dias Sobrinho, Universidade de Sorocaba, Brazil
José Gonçalves Gondra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brazil
Luci Banks-Leite, Universidade Estadual de Campinas, Brazil
Lucie Tanguy, Université de Paris, France
Luiz Antônio Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazil
Márcia Angela da Silva Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco, Brazil
Marco Todeschini, Università Statale de Milano, Italy
Maria Alejandra Corbalan, Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires, Argentina
Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil
Maria Cecília Minayo, Fundação Osvaldo Cruz, Brazil
Maria João Cardona, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Marilena de Souza Chauí, Universidade de São Paulo, Brazil
Martha Cecília Herrera Cortes, Universidad Pedagógica Naciona, Colombia
Pablo Del Rio, Universidad Carlos III de Madrid, Spain
Rebeca Puche Navarro, Universidad del Valle, Colombia
Roberto Carvalho Magalhães, Università Internazionale dell'Arte di Firenze, Italy
Sandra Carli, Universidad de Buenos Aires/Instituto de Investigaciones Gino Germani, Argentina
Sandra Francesca Conte Almeida, Universidade Católica de Brasilia, Brazil
Susanna Mantovani, Università di Milano-Bicocca, Italy
Yves Schwartz, Universitè de Provence, France

Produção Editorial - Pro-Posições online (ISSN 1980-6248)

Roberta Rabello Fiolo Pozzuto, Universidade Estadual de Campinas, Brazil

Preparação, revisão de textos e traduções