Banner Portal
Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola
Remote (Português (Brasil))

Keywords

Interculturalidade. Identidade. Diversidade cultural. Escola. Linguagem cinematográfica

How to Cite

NUNE, Flaviana Gasparotti. Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 113–129, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643248. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Considerando a importância que questões como a diversidade cultural e a identidade têm apresentado para a reflexão sobre o papel da escola nos dias atuais, procuramos, neste texto, desenvolver algumas ideias referentes a esta problemática com base nos elementos trazidos por Laurent Cantet no filme Entre os muros da escola. A opção por discutir a questão a partir dos elementos e das situações de uma obra cinematográfica justifica-se por entendermos a relevância que o cinema, enquanto linguagem, adquire, no sentido de expressar visões, sentidos e reflexões sobre as questões colocadas para a sociedade. Sendo assim, procuramos discutir, a partir de passagens do filme, como Cantet utiliza o microcosmo da sala de aula e da escola, destacando seus “muros” como metáfora para pensar a própria sociedade. Apontamos como um dos desdobramentos consequentes da problemática abordada por Cantet a relevância das propostas de educação intercultural para repensar o papel da escola na atualidade.

Abstract:

We take into consideration the importance that issues such as cultural diversity and identity have risen for the reflection on the role of the school today. Hence, in this text, we try to develop some ideas regarding this topic based on the elements brought by Laurent Cantet in the film “The Class”. The option to discuss this question through elements/situations from a cinematographic piece of work is justified by the fact that we understand the relevance of the cinema as a language in expressing views, meanings and reflections on questions posed to society. Therefore, we try to discuss the way Cantet uses the microcosm of the classroom and of the school, highlighting their “walls” as a metaphor, so as to think about the society itself. We point out, as a result of the issues approached by Cantet, the relevance of the intercultural education proposals in order to rethink the role of the school today.

Key words: Interculturality. Identity. Cultural diversity.School. Cinematographic language

Remote (Português (Brasil))

References

BHABHA, H. K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2005.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 13-37.

COSTA, M. H. B. V. da. Espaços de subjetividade e transgressão nas paisagens fílmicas. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3(60), p. 109-120, set./dez. 2009.

EDUARDO, C. A potência da imagem da impotência. Cinética – cinema e crítica, mar. 2009. Disponível em: <http://www.revistacinetica.com.br/entrelesmurs.htm>. Acesso em: 14 jul. 2010.

FABRIS, E. H. Cinema e Educação: um caminho metodológico. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 33, n. 1, p. 117-134, jan./jun. 2008.

GABRIEL, C. T. A identidade (nacional) na berlinda: uma forma possível de entrar no debate em torno da educação intercultural. In: CANDAU, V. M. Cultura(s) e educação: entre o crítico e o pós-crítico. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 39-72.

GABRIEL, C. T. Conhecimento escolar, cultura e poder: desafios para o campo do currículo em “tempos pós”. In: MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (Org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 212-245.

GUSMÃO, N. M. M. de. Os desafios da diversidade na escola. In: GUSMÃO, N. M.

M. de (Org.). Diversidade, cultura e educação: olhares cruzados. São Paulo: Biruta, 2003. p. 83-105.

HISSA, C. E. V. A mobilidade das fronteiras: inserções da Geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.

OLIVEIRA, B. J. de. Cinema e imaginário científico. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13, p. 133-50, out. 2006. (suplemento).

QUEIROZ FILHO, A. C. Sobre política e território no espaço da narrativa fílmica. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n. 32, p. 47-61, jan./jun. 2009.

SAÇASHIMA, E. “Entre os muros da escola” expõe a visão francesa do choque de civilizações. Cinema UOL, São Paulo, 11 mar. 2009. Disponível em: <http://cinema.uol. com.br/ultnot/2009/03/11/ult4332u1035.jhtm>. Acesso em: 14 jul. 2010.

SOUZA SANTOS, B. de; NUNES, J. A. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In: SOUZA SANTOS, B. de. (Org.).

Reconhecer para libertar. Os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 13-59.

TEDESCHI, L. A. Interculturalidade: igualdade e diferença em debate. In: TEDESCHI, L. A. et al. (Org.) Abordagens interculturais. Porto Alegre: Martins Livreiro-Editor, 2008. p. 11-21.

WERNECK, V. R. Uma avaliação sobre a relação multiculturalismo e educação. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, v. 16, n. 60, p. 413-436, jul./set. 2008.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.