Banner Portal
Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
Remote (Português (Brasil))

Keywords

Ensino superio. Tecnologia educacional. Fórum de discussão. Docência

How to Cite

MORENO, Lidia Ruiz; SONZOGNO, Maria Cecília. Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 149–164, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

Temos como objetivos refletir sobre o processo de formação docente e analisar as concepções e as práticas sobre aspectos didático-pedagógicos de pós-graduandos participantes da disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde” (FDPS), formato bimodal. Para a coleta de dados, utilizamos os questionários e as produções postadas em fóruns de discussão no Moodle. A análise dos dados atendeu os seguintes eixos: concepções e práticas sobre currículo, modelo biopsicossocial, formação docente, ensino-aprendizagem e avalia- ção. Os resultados mostraram predomínio de relatos sobre o modelo curricular tradicional nos cursos de graduação vivenciado(s) pelos pós-graduandos, embora seja possível identificar avanços relacionados à diversidade de práticas e de cenários de aprendizagem. As concep- ções e as práticas refletem o momento de transição do Ensino Superior brasileiro, no qual convivem abordagens baseadas no modelo biomédico, com mudanças ainda incipientes, sobre as quais é preciso refletir de forma crítica durante a formação docente em saúde.

Abstract:

The objectives of our study are to reflect on the academic education process and analyze the concepts and practices regarding didactic-pedagogical aspects of post-graduate students attending the ‘Bimodal Didactic-Pedagogical Education in Health’ discipline. Questionnaires and messages posted on discussion forums in the Moodle platform were used for data collection. The data analysis was based on the following areas: curriculum conceptions and practices, biopsychosocial model, teachers’ education, teaching-learning and evaluation. Our results revealed that there is a predominance of reports concerning the traditional curriculum model in undergraduate courses experienced by the post-graduate students, although it was possible to identify some progress related to the diversity of practices and learning settings. The concepts and practices reflect the transition faced by the Brazilian Higher Education nowadays, where approaches based on the biomedical model coexist with very subtle changes, on which we must reflect critically during teaching education in Health.

Key words: Higher education. Educational technology. Discussion forum. Teaching

Remote (Português (Brasil))

References

BATISTA, N. A. Planejamento na prática docente em saúde. In: BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. S. (Org.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: Senac, 2004.

BATISTA, N. A. et al. A disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde” na PósGraduação Stricto Sensu da Unifesp/EPM: uma proposta em foco. In: BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. S. (Org.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: Senac, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares para os cursos da Saúde, 2000-2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991: diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao-&catid=323:orgaos-vinculados>. Acesso em: jul. 2011.

CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE. Relatório 10 anos. São Paulo: Cedess/Unifesp. Disponível em <http://www.unifesp.br/ centros/cedess, 2006>. Acesso em: jul. 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREITAS, M. A.; SEIFFERT, O. M. L. B. Formação docente e o ensino de pós-graduação em saúde: uma experiência na Unifesp. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 60, n. 6, p. 635-640, 2007.

LOPES NETO, D. et al. Aderência dos cursos de graduação em enfermagem às diretrizes curriculares nacionais. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 60, n.6, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?>. Acesso em: mar. 2011.

MAIA, J. A. O currículo no ensino superior em saúde. In: BATISTA, N. A.; BATISTA, S. H. (Org.). Docência em saúde: temas e experiências. São Paulo: Senac, 2004.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Revista Educação e Sociedade, Campinas-SP, v. 22, n. 74, p. 27-42, 2001.

OLIVEIRA, M. K. Cultura e psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto. São Paulo: Hucitec, 2009.

PERES, A. M.; CIAMPONE, M. H. T.; WOLFF, L. D. G. Competências gerenciais do enfermeiro nas perspectivas de um curso de graduação de enfermagem e do mercado de trabalho. Revista Trabalho Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 45-47, 2007. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/beb/periodicos/mfn9055>. Acesso em: mar. 2011.

PERIM, G. L. et al. Desenvolvimento docente e formação de médicos. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 33, n. 1, p. 70-82, 2009. Suplemento 1.

RUIZ-MORENO, L. et al. Formação didático-pedagógica em saúde: avaliação da proposta bimodal no ambiente Moodle, 2010. Mimeo.

RUIZ-MORENO, L.; PITAMIGLIO, S. E. L.; FURUSATO, M. A. Lista de discussão como estratégia de ensino-aprendizagem na pós-graduação em Saúde. Interface, Botucatu, v.12, n. 27, p. 883-892, 2008. On-line. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?pid=S1414-2832008000400017&script=sci_arttext Acesso em: fev. 2011.

RYAN, J.; SCOTT, A. Integrating technology into teacher education: how online discussion can be used to developed informed and critical literacy teachers. Teaching and Teacher Education, Standford, v. 24, n. 6, p. 1635-1644, 2008.

SEIFFERT, O. M. L. B. Unifesp: de uma escola livre de medicina a universidade da saúde. In: MOROSINI, M. (Org.). A universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasília: Ministério da Educação/ INEP, 2006.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.