Banner Portal
O gesto que salva. PÈrola Byington e a Cruzada PrÛ-Inf‚ncia
PDF

Como Citar

LACAZ, Cristiane Pessoa da Cunha. O gesto que salva. PÈrola Byington e a Cruzada PrÛ-Inf‚ncia. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 293–296, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643671. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O livro em questão conta a história de Pérola Byington e sua atuação frente à Cruzada Pró-Infância, entidade que ela dirigiu por mais de 30 anos e cuja trajetó- ria está associada à história da assistência educacional, sanitária e médica de mães e crianças em São Paulo. A pesquisa foi iniciada por Maria Elisa Botelho Byington, neta de Pérola, e concluída por Maria Lúcia Mott e Olga Sofia Fabergé Alves, ambas pesquisadoras do Instituto de Saúde – SESSP. Ao levantar o material para biografia de Pérola Byington, as autoras valeram-se de diversas fontes, como por exemplo, as crônicas de Judith McKnight Jones, historiadora dos imigrantes americanos que escolheu Pérola para patrona em seu discurso de posse no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; pesquisas de Betty Oliveira sobre os primeiros batistas no Brasil, incluindo aí as famílias Ellis e Strong, antepassados de Pérola. Outras fontes declaradas foram as contribuições de Nelly Candeias – em sua Memória Histórica dos 50 anos da Faculdade de Saúde Pública, e, também, de Maria Lucia Hilodorf – na sua tese de mestrado sobre as Escolas Protestantes na Província de São Paulo
PDF

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.