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Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental
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Palavras-chave

Conhecimento legitimado. Informação. Subjetividades de professores

Como Citar

AGUIAR, Andréa Moura de Souza; MAFRA, Leila de Alvarenga. Conhecimento legitimado e informação na composição de subjetividades distintas de professoras do Ensino Fundamental. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 177–197, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643741. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo discute resultados parciais de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras do ensino fundamental da rede municipal de Belo Horizonte, entre os anos de 2000 e 2001. Dentre os casos estudados destacamos dois deles, pelas inúmeras semelhanças que os reúnem, mas também pelas discrepâncias que os distinguem. As narrativas apresentadas pelas duas docentes foram obtidas a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas na escola municipal onde trabalham. De mesma origem social, cor e idade, essas professoras apresentam disposições distintas referentes à própria formação cultUral, adquiridas em suas interações com os valores familiares e com os universos escolar e profissional. Tais disposições vão se traduzit em percepções e usos diferenciados dos meios de informação. A valorização e o investimento precoce em capital cultural aparecem como definidores de habitus diversos acerca do conhecimento legitimado e explicam diferenças nas trajetórias educacionais dessas professoras e nas estratégias cultUrais adotadas.

Abstract:

This study is based on partial results of a qualitative research carried oUt with primary school teachers in a public municipal school in Belo Horizonte, M.G.,Brazil. The data analysis is based especially on two particular cases, chosen on account of similar featUres they shared, but aiso due to discrepancies that distinguish them. The teachers' narratives have been obtained from semi-structUred interviews, held in the public school where they work. The teachers have the same social origin, age and race, but experience distinct dispositions in relation to their own cultUral knowledge. These dispositions have been formed from their contact with familyvaluesand school and professional environments. They explain the two teachers' differences in perception and strategies in using media information. Early valorization and investments in cultural capital reveal the definition of different habits toward legitimated knowledge, also explaining differences in these teachers' educational trajectories and adopted cultural strategies.

Key words: Legitimate knowledge. Information. Teachers. Subjectivities

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