Banner Portal
o Brasilde Olavo Bilac e Manoel Bonfim: A construção política de uma identidade nacional através do ensino
PDF

Palavras-chave

Brasil Século XIX. Identidade. Nacional. Manual escolar. Escola primária. Imagens. Representações

Como Citar

SANTOS, Ediógenes Aragão; MONTEIRO, Regina Maria. o Brasilde Olavo Bilac e Manoel Bonfim: A construção política de uma identidade nacional através do ensino. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 21–33, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643950. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, pretendemos ide"ntificaros símbolos que Olavo Bilac e Manuel Bonfim usaram em Através doBrasi~para apresentar seu país e sua gente aos leitores que pretendiam fossem estudantes do curso primário. Acreditamos que Olavo Bilac e Manuel Bonfim trazem, em Através do Brasi~ três elementos emblemáticos dos debates sobre a constituição da nação durante a Primeira República. Esses elementos, a partir do final do século XIX, seriam considerados, no Brasil, fundamentais para a construção da identidade nacional: a) a delimitação geográfica do corpo físico da nação, o território; b) a existência de um passado comum aos habitantes deste território e c) a comunhão de sentimentos e valores destes mesmos habitantes.

Abstract:

In this article, we have intended to identify the symbols that Olavo Bilac and Manuel Bonfim used in Através do BrasÍl to present their country and their people to readers, which they understood to be the students of primary school. We believe that Olavo Bilac and Manuel Bonfim bring, into Através do BrasÍl, three emblematic elements of the debates about the constitution of the nation during the First Republic. Those elements, starting fram the end of the century XIX, would be considered, in Brazil, fundamental to the construction of the national identity: a) the geographical delimitation of the physical body of the nation, its territory; b) the existence of a past common to the inhabitants of this territory and c) the communion of feelings and values of these same inhabitants.

Key-words: XIX Century Brazil. Identity. National. School handbook. Primary school. Images. Representations

PDF

Referências

BlLAC, O. e BONFIM, M. Através do BrasÚ.7. ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1921.

DECCA, M.A.G. Indústria, trabalho e cotidiano - Brasi~ 1889-1930. São Paulo: Atual, 1991 (História em Documentos).

CARDOSQ, VL. (Org.). A margemda históriada República.Tomo 1. Brasília:UnB, 1981.

FRAGO, A.V Historia de Ia educación e historia cultural -possibilidades, problemas, cuestiones.RevistaBrasileiradeEducação,n. O,set-out-nov-dez 1995, p. 63-82.

HOLANDA, S.B. Raizes do Brasil.Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1977.

LAJOLO, M. Usos e abusos da literatura na escola.1979. (rese de doutoramento) - Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo.

PESAVENTO, S.J.Em busca de uma outra história: imaginando o imaginário. Revista Brasileirade História, São Paulo, vol. 15, n. 29, p. 9-27, 1995.

QUEIROZ, M.1.P.Identidade cultural, identidadenacional no Brasil. Temposocial.Revista desociologiada USP.São Paulo, 1(1),p. 29-46, 1989.

SEVCENKO, N. O cosmopolitismo pacifista da Belle Époque: uma utopia liberal. Revista de História. São Paulo, n. 114, p. 85-94, jan-jun, 1983.

SPENCER, H. Doprogresso,sua lei e sua causa.Lisboa: Editorial Inquérito, s.d.

TELLES, G.M. VanguardaeuroPéiae modernismobrasileiro.Petrópolis: Vozes, 1985

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.