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Auschwitz: história e memória
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Palavras-chave

testemunho
holocausto
história do cotidiano
memória
trauma

Como Citar

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Auschwitz: história e memória. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 11, n. 2, p. 78–87, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644045. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O ensaio trata dos desafios impostos à historiografia pelo evento de Auschwitz. Por um lado a relação entre historiografia e memória é reelaborada e discutida mais a fundo - superando-se a divisão rígida entre ambas modalidades de relacionamento com o passado - por outro lado, diante do negacionismo e das tentativas de normalização do passado impõe-se a necessidade de se pensar uma nova éticada representação.Nesse contexto o testemunhoocupa um local privilegiado, na medida em que - na qualidade de um traçodo ocorrido - auxilia na construção de uma imagem do passado para além tanto do positivismo, como também do relativismo pós-moderno. Autores centrais na construção dessa nova ética da história e da memória: S.Freud,W. Benjamin,M. Halbwachs,J. Derrida e S.Friedlander.

Abstract:

The issue of the present essay isthe challenge imposed to historiography by the event of Auschwitz. Ifit istrue that merelationship between historiography and memory is being revised and discussed in depth - abolishing the rigid division between both modalities of relation with the past (historiographyandmemory)- it is also true that it becomes urgent to think a new ethicsofrepresentation, do to the negationisms and the tentatives of normalization of the pastoIn our concern, testimony occupies a central place, since it helps - in the quality of a trace of the occurrence - the construction of one image of the past, which suppresses both, positivism and me post-modern relativism. Some of me authors who are central to me discussion of this new ethics ofhistory and memory are: S. Freud, W. Benjamin, M. Halbwachs, J.Derrida and S. Friedlander. Descriptors: testimony, holocaust, history of everyday life, memory, trauma.

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