Banner Portal
Tendências globais nas elites locais
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Formação de elites
Oferta educacional
Escolas bilíngues
Internacionalização da educação
Brasil
Argentina

Como Citar

GIOVINE, Manuel Alejandro; MATALUNA, Mariana Beatriz. Tendências globais nas elites locais: formas de institucionalização e distinção social em Brasília e Córdoba. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20200005, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670506. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar os resultados de duas pesquisas, uma realizada na Universidade Nacional de Córdoba e outra na Universidade de Brasília, sobre o processo de escolarização de alunos de classes altas em duas importantes cidades na Argentina (Córdoba) e no Brasil (Brasília). O trabalho analisa a reconstrução da institucionalização da educação para as famílias objeto do estudo, considerando a escolarização como um instrumento de reprodução social disponível para grupos pertencentes a setores sociais detentores de grande volume de capital. Reconhecendo que são cidades com histórias e singularidades que as diferenciam, observa-se a existência de processos e ou tendências que as aproximam. Nesse sentido, a primeira parte do artigo discute, de forma comparativa, o processo de formação das elites nos dois países e faz referência à incidência da formação bilíngue e da internacionalização da educação básica dessas elites. Posteriormente, uma breve contextualização histórica da educação em ambas as cidades concentra o enfoque no estado atual da oferta educacional para esses setores abastados, o que permite identificar tanto as tendências comuns quanto as singularidades de cada cidade. A abordagem utiliza dados estatísticos, levantamento crítico das páginas web, bem como contribuições do trabalho de campo realizado entre 2012 e 2019.

PDF (Español (España))

Referências

Aguiar, A. (2007). O recurso às escolas internacionais como estratégia educativa de famílias socialmente favorecidas [Tesis de Doctorado, Faculdade de Educação]. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Almeida, A. (2009). Os colégios dos dirigentes paulistas: ensino médio, vestibular, desigualdade social Argvmentvm.

Archer, M. (1982). The sociology of educational expansion: take-off, growth and inflation of educational systems SAGE.

Blyth, C. (2017). International Schools, Teaching and Governance. An autoethnography of a teacher in conflict Palgrave Macmillan. Cape Town, South Africa.

Bourdieu, P. (1988). La distinción. Criterio y bases sociales del gusto Taurus.

Bourdieu, P. (2013). La nobleza de Estado: Educación de elite y espíritu de cuerpo. Siglo XXI.

Bourdieu, P., & Passeron, J.C. (2009). Los Herederos: los estudiantes y la cultura Siglo XXI Editores.

Brooks, R. Y., & Waters J. (2015). The boundaries of privilege elite english schools’ geographies and depictions of a local community. En A. Van Zanten, S. J. Ball, & B. Darchy-Koechlin (Eds.), World Yearbook of Education 2015 Elites, Privilege and Excellence: The National and Global Redefinition of Educational Advantage (pp. 95-107). Pelgrave Macmillan.

Conselho de Educação do Distrito Federal. Resolução n.º 1/2018-CEDF Estabelece normas para a Educação Básica no sistema de ensino do Distrito Federal, em observância às disposições da Lei n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.educacao.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2018/02/rede_particular_Republica%C3%A7%C3%A3o-Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA1-2018-CEDF_Normas-para-a-Educa%C3%A7%C3%A3o-B%C3%A1sica.pdf

Del Cueto, C. (2007). Los únicos privilegiados: Estrategias educativas de familias residentes en countries y barrios cerrados Prometeo y UNGS.

Fandiño, Y. Y., & Bermudez, J. (2016). Bilingüismo, educación, política y formación docente: una propuesta para empoderar al profesor de lengua extranjera Panamericana Formas e Impresos.

Filmus, D., & Moragues, M. (2003). ¿Para qué universalizar la educación media? En (E. Tenti Fanfani Comp.) Educación media para todos. Los desafíos de la democratización del acceso (pp. 35-65). Grupo Editor Altamira.

Gentili, P. (2011). Pedagogía de la igualdad. Ensayos contra la educación excluyente. Siglo XXI Editores-Clacso.

Gessaghi, V. (2016). La educación de la clase alta argentina. Entre la herencia y el mérito Siglo XXI.

Giovine, M. (2019) Desigualdad social y movilidad educativa internacional: el caso de España y Argentina. En M. Domínguez i Amorós, T. Fernández Aguerre, & I. Tuñón (Eds.), Viejos y nuevos clivajes de la desigualdad educativa en Iberoamérica (pp. 165-188). CLACSO.

Giovine, M. (2020) Estrategias educativas de familias de clase alta en Córdoba-Argentina. En Foro de Educación, en prensa

Governo do Distrito Federal (2018). Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação. Coordenação de Supervisão, Normas e Informações do Sistema de Ensino. Diretoria de Informações Educacionais. EducaCenso. Rede Particular

Harding, E., & Riley, P. (1998). La familia bilingüe University Press.

Hayden, M. C. (2006). Introduction to international education: International schools and their communities. Sage.

Hayden, M. Y., & Thompson, J. (2008). International schools: growth and influence UNESCO, IIEP. Paris.

Ianni, O. (1995). A sociedade Global Civilização Brasileira.

Luchilo, L. (2013). Estudiantes en movimiento: perspectivas globales y tendencias latinoamericanas. En A. Pellegrino. Diáspora del conocimiento. Migración y movilidad de personas altamente calificadas en América Latina (pp. 63-90). Ediciones Trilce.

Mataluna, M. (2018). Los sentidos de la educación secundaria en Escuelas dependientes de Universidades de Argentina y Brasil. Las percepciones de estudiantes, docentes y autoridades sobre colegios universitarios dependientes de la Universidad de Buenos Aires y la Universidad de São Paulo. [Tesis de Doctorado, Facultad de Ciencias Sociales]. Universidad De Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

Mataluna, M. (2019). Vidas locales, escuelas internacionales: estudios preliminares sobre la oferta educativa y la elección escolar en Brasilia [Presentación de trabajo]. Reunião de Antropologia do Mercosul. Universidade Federal Rio Grande do Sul. 22–25 de julho de 2019. Porto Alegre.

Méndez, A. (2013). El Colegio. La formación de una Elite Meritocrática en el Nacional de Buenos Aires Sudamericana.

Ministerio de Educación de la Provincia de Córdoba (2018). Dirección General de Planeamiento, Información y Evaluación Educativa. Área de Estadística e Información educativa.

Nilsson, B. (2000) Internationalising the curriculum. In P. Crowther et al, Internationalisation at Home: A Position Paper (pp. 21-27). Amsterdam: EAIE.

Nogueira, C., Nogueira, M.A E., & Resende, T. (2011). Escolha do estabelecimento de ensino e perfis familiares: uma faceta a mais das desigualdades escolares. Educação, Sociedade, 32(117), 953-970. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br/

Nogueira, M.A. (1998). Uma dose de Europa e Estados Unidos para cada filho: estratégias familiares de internacionalização dos estudos. Pro- Posições, 9, (25), 113-131.

Nogueira, M.A. (2004). Viagens de estudo ao exterior: as experiências de filhos de empresários. En A.M. F. Almeida et al. (Org.), Circulação internacional e formação intelectual das elites brasileiras (pp. 47-63). Unicamp.

Nogueira, M. A., & Aguiar, A. (2007). A escolha do estabelecimento de ensino e o recurso ao internacional. Atos de pesquisa em educação, 2(1), 3-22.

Nogueira, M. A., Aguiar, A. & Ramos, V. (2008). Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências escolares. Educação, Sociedade, 29(103), 355-376.

Prado, C.L. (2002) “Intercâmbios culturais” como práticas educativas em famílias das camadas médias [Tesis de Doctorado, Faculdade de Educação]. Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais.

Prosser, H. (2014). Reach for the stars: A constellational approach to ethnographies of elite schools. Globalisation, Societies and Education, 12(2), 275-289.

Prosser, H. (2018). Provoking elite schools’ defences: an antistrophon. Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education 31(4), 532-544.

Rezende Pinto, J. M. (2002). Financiamento da educação no Brasil: Um balanço do governo FHC (1995-2002). Educação & Sociedade, 23, 108-135.

Rodríguez Moyano, I. (2012). Capital cultural y estrategias educativas de las clases altas de la Ciudad de Buenos Aires. En S. Ziegler, & V. Gessaghi,Formación de las elites. Investigaciones y debates en Argentina, Brasil y Francia (pp. 47–163). Manantial.

Tiramonti, G. Y., & Ziegler, S. (Coords.), (2008). La educación de las elites. Aspiraciones, estrategias y oportunidades Paidós.

Van Zanten, A. (2009). Choisir son école. Stratégies familiales et médiations locales. PUF.

Van Zanten, A., Ball, S., & Darchy-Koechlin, B. (2015). Elites, privilege and excellence, the national and global redefinition of educational advantage Routledge - World Yearbook of Education 2015 series.

Veleda, C. (2007). Entre querer y poder. Las clases medias y la elección de la escuela en el conurbano bonaerense. En M. Nadorowski, & M. Gómez Schettini, Escuelas y familias: problemas de diversidad cultural y justicia social (pp. 127–172). Prometeo libros.

Windle, J., & Maire, Q. (2019). Beyond the global city: a comparative analysis of cosmopolitanism in middle-class educational strategies in Australia and Brazil. https://doi.org/10.1080/01596306.2019.1573905

Ziegler, S. (2007). Los de excepción: un retrato de las elecciones escolares de las familias de sectores favorecidos en la Ciudad de Buenos Aires y el conurbano bonaerense. En M. Narodowski, & M. Gómez Schettini, Escuelas y familias. Problemas de diversidad cultural y justicia social (pp. 79-100). Prometeo.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Pro-Posições

Downloads

Não há dados estatísticos.