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Passos e descompassos
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Palavras-chave

Dança
Educação Física e treinamento
Educação superior
Currículo

Como Citar

ALENCAR, Allana; BACKES, Ana Flávia; MANTA, Sofia Wolker; RESENDE, Rui; FARIAS, Gelcemar Oliveira; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Passos e descompassos: a dança nos currículos de formação inicial em educação física. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20210023, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671723. Acesso em: 28 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

O estudo objetiva descrever a oferta de disciplinas na Área da Dança nas estruturas curriculares dos cursos de bacharelado e de licenciatura em Educação Física de universidades federais e estaduais brasileiras. Trata-se de pesquisa de abordagem quantitativa, do tipo documental, que toma como fonte a base de dados “e-MEC” do Ministério da Educação. As evidências revelaram o predomínio da oferta de apenas uma disciplina, de caráter obrigatório, independente do curso e região geográfica. Repensar as estruturas curriculares é recomendado para potencializar a aplicação e ampliar as possibilidades de transposição teórico-prática na Área da Dança na formação inicial em Educação Física.

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