Banner Portal
Lifelong learning and inexhaustible professional reinvention
PDF (Português (Brasil))
PDF

Keywords

Lifelong learning
Governmentality
Adaptability

How to Cite

OLIVEIRA, Erinaldo Silva; SARAIVA , Karla. Lifelong learning and inexhaustible professional reinvention . Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0405, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8677374. Acesso em: 16 aug. 2024.

Abstract

The objective of the article is to analyze how working subjects are directed toward adaptation and renewal through lifelong learning. The empirical material consists of articles from the newspaper Valor Econômico and four interviews. The analysis presents three mechanisms: directing the subjects to a permanent search for updates; the need for endless adaptations; and directing the subjects to an unrestrained competition and individualization. The final considerations point out that, for being at war with themselves and with others, these subjects feel that they need, somehow, to be always after a new ability that will give them some differential and produce workability.

PDF (Português (Brasil))
PDF

References

Arcoverde, L. (2019, 29 de julho). Aprender a aprender: uma lição para todos. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2019/07/29/aprender-a-aprender-uma-licao-para-todos.ghtml

Ball, S. J. (2013, 27 de junho). Aprendizagem ao longo da vida, subjetividade e a sociedade totalmente pedagogizada. Educação, 36(2), 144-155. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/12886

Ball, S. J. (2005). Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, 35(126), 539-564. https://www.scielo.br/j/cp/a/sHk4rDpr4CQ7gb3XhR4mDwL/?format=pdf⟨=pt

Barros, F. (2021, 28 de novembro). As profissões mais demandadas para 2022. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/11/28/as-profissoes-mais-demandadas-para-2022.ghtml

Bernhoeft, R. (2021, 3 de julho). A pandemia também permite aprendizado. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/a-pandemia-tambem-permite-aprendizado.ghtml

Bernhoeft, R. (2020, 4 de dezembro). Escola da vida não tem diploma ou férias. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/escola-da-vida-nao-tem-diploma-ou-ferias.ghtml

Bernhoeft, R. (2019, 19 de novembro). Não podemos delegar nosso desenvolvimento profissional. Valor Econômico de https://valor.globo.com/carreira/coluna/nao-podemos-delegar-nosso-desenvolvimento-profissional.ghtml

Biesta, G. (2021). Reclaiming a future that has not yet been: The Faure report, UNESCO’s humanism and the need for the emancipation of education. International Review of Education, 68, 655-672. https://doi.org/10.1007/s11159-021-09921-x.

Bigarelli, B. (2021, 21 de setembro). Confira o que é um plano de carreira e aprenda a montar um. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/09/21/plano-de-carreira-o-que-e-e-como-montar-uma-trajetoria-de-sucesso.ghtml

Bigarelli, B. (2022a, 14 de janeiro). Estas são as habilidades mais buscadas pelas multinacionais. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/01/14/estas-sao-as-habilidades-mais-buscadas-pelas-multinacionais.ghtml

Bigarelli, B. (2019a, 19 de dezembro). No futuro, a aposta será na pessoa e não no diploma. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2019/12/19/no-futuro-a-aposta-sera-na-pessoa-e-nao-no-diploma.ghtml

Bigarelli, B. (2022b, 1 de janeiro). O que são as soft skills e como desenvolvê-las? Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/01/01/o-que-sao-as-soft-skills-e-como-desenvolve-las.ghtml

Bigarelli, B. (2019b, 7 de outubro). Profissional sabe que é preciso se requalificar. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2019/10/07/profissional-sabe-que-e-preciso-se-requalificar.ghtml

Bloch, V. (2021, 11 de novembro). Aprenda todos os dias com quem está ao seu lado. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/aprenda-todos-os-dias-com-quem-esta-ao-seu-lado.ghtml

Camozzato, V. C. (2014). Pedagogias do presente. Educação & Realidade, 39(2), 573-593. http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/34268/28870

Campos, S. (2021a, 9 de setembro). Chefe de inovação do Google: “Todos nos tornamos mais criativos com a pandemia”. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/09/09/todos-nos-tornamos-mais-criativos-com-a-pandemia.ghtml

Campos, S. (2021b, 22 de novembro). O que pensa um dos maiores gurus da gestão sobre home office e trabalho híbrido. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/11/22/retorno-ao-escritorio-nao-garante-o-sucesso-no-modelo-hibrido.ghtml

Chamayou, G. (2020). A sociedade ingovernável: Uma genealogia do liberalismo autoritário Ubu.

Corbanezi, E. (2018). Sociedade do cansaço. Tempo Social, 30(3), 335-342. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.141124

D’Avila, G. S. (2012). Do berço ao túmulo: A estratégia de educação ao longo da vida na educação de jovens e adultos para a sociabilidade capitalista [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. ,https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122566

Dardot, P., & Laval, C. (2016). A nova razão do mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. Boitempo.

Esteves, S. (2022, 26 de janeiro). Quando vale a pena conciliar trabalho com uma nova graduação?. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/diva-executivo/post/2022/01/quando-vale-a-pena-conciliar-trabalho-com-uma-nova-graduacao-sembarreira.ghtml

Fejes, A. (2008). Historicizing the lifelong learner: Governmentality and neoliberal rule. In A. Fejes, & K. Nicoll (Orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject (pp. 87-99). Routledge.

Formicuzzi, M., Oliveira, J. G., Favretto, G., Cubico, S, Ardolino, P., & Ferrari, A. (2016). Gênese e gestão de um processo formativo ao empreendedorismo: Desenvolvimento, avaliação e validação. Revista Pedagógica, 18(38), 52-70. https://doi.org/10.22196/rp.v18i38.3386

Foucault, M. (2010). Nascimento da biopolítica Edições 70.

Garcia, C. (2021a, 10 de dezembro). Para avançar na carreira, você precisa se transformar com frequência. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/para-avancar-na-carreira-voce-precisa-se-transformar-com-frequencia.ghtml

Garcia, C. (2021b, 23 de setembro). Para ser adaptável não defina o que é talento. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/para-ser-adaptavel-nao-defina-o-que-e-talento.ghtml

Han, B.-C. (2015). Sociedade do cansaço Vozes.

Ireland, T. D. (2013). Revisitando a Confintea: Sessenta anos de defesa e promoção da educação de adultos. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, 1(1), 14-28. https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/241

Jones, L. (2020, 9 de janeiro). Habilidades profissionais essenciais a partir de 2020. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2020/01/09/habilidades-profissionais-essenciais-a-partir-de-2020.ghtml

Kampff, A. J. C. (2018). Engagement estudantil e percursos formativos no ensino superior. In M. B. Zabalza, M. Mentges, & M. I. Côrte Vitória (orgs.), Engagement na educação superior: Conceitos, significados e contribuições para a universidade contemporânea (pp. 85-98). EDIPUCRS.

Laval, C. (2019). A escola não é uma empresa: O neoliberalismo em ataque ao ensino público Boitempo.

Martins, P. C. P., & Machado, P. G. B. (2018). Engajamento no contexto de instituições de ensino. In R. M. Rigo, J. A. Moreira, & M. I. Côrte Vitória (orgs.), Promovendo o engagement estudantil na educação superior: Reflexões rumo a experiências significativas e integradoras na universidade (pp. 105-124). EDIPUCRS.

Nicoll, K., & Fejes, A. (2008). Mobilizing Foucault in studies of lifelong learning. In A. Fejes, & K. Nicoll (orgs.), Foucault and lifelong learning: governing the subject (pp. 22-39). Routledge.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (2021). Beyond academic learning: – First results from the survey of social and emotional skills OCDE.

Oliveira, F. (2021, 4 de dezembro). As profissões que devem pagar os melhores salários em 2022. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/12/04/as-profissoes-que-devem-pagar-os-melhores-salarios-em-2022.ghtml

Olssen, M. (2008). Understanding the mechanisms of neoliberal control: Lifelong learning, flexibility and knowledge capitalism. In A. Fejes, & K. Nicoll (orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject(pp. 34-47). Routledge.

Olsson, U., & Petersson, K. (2008). The operation of knowledge and construction of the lifelong learning subject. In A. Fejes, & K. Nicoll (orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject (pp. 61-73). Routledge.

Popkewitz, T. S. (2008). The reason of reason: Cosmopolitanism, social exclusion and lifelong learning. In A. Fejes & K. Nicoll (orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject (pp. 74-86). Routledge.

Possebon, R. O. (2020). Pedagogias da dívida, gestão de si e (re)configurações contemporâneas do trabalho [Tese de doutorado, Universidade Luterana do Brasil]. ULBRA Canoas. https://servicos.ulbra.br/BIBLIO/PPGEDUM220.pdf

Saraiva, J. (2021a, 16 de junho). “70% do aprendizado vem da troca de experiências”, diz diretora de RH da Siemens Gamesa. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/06/16/70percent-do-aprendizado-vem-da-troca-de-experiencias-diz-diretora-de-rh-da-siemens-gamesa.ghtml

Saraiva, J. (2021b, 21 de janeiro). “Soft skills” ganham ainda mais importância. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/01/21/soft-skills-ganham-ainda-mais-importancia.ghtml

Saraiva, J. (2021c, 26 de maio). Mais da metade dos brasileiros treinaria para uma nova carreira. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2021/05/26/mais-da-metade-dos-brasileiros-treinaria-para-uma-nova-carreira.ghtml

Saraiva, J. (2022, 17 de janeiro). ‘Hackers do bem’: Habilidades necessárias vão além do conhecimento técnico. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/noticia/2022/01/17/habilidades-necessarias-vao-alem-do-conhecimento-tecnico.ghtml

Saraiva, K. (2013). Educando para viver sem riscos. Educação, 36(2), 168-179. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12894

Sardagna, H. V. (2007). Políticas de educação para todos: Um imperativo nos sistemas de ensino. In M. C. Lopes, & M. C. Dal’Igna (orgs.), In/Exclusão: Nas tramas da escola (pp. 173-188). ULBRA.

Silva, N. (2020). Pastor é uma profissão reconhecida pelo direito?. JusBrasil https://www.jusbrasil.com.br/artigos/pastor-e-uma-profissao-reconhecida-pelo-direito/850610208#:~:text=O%20cargo%20eclesi%C3%A1stico%20de%20pastor,de%20trabalho%20no%20nosso%20pais

Simons, M., & Masschelein, J. (2008). Our ‘will to learn’ and the assemblage of a learning apparatus. In A. Fejes, & K. Nicoll (orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject (pp. 48-60). Routledge.

Simons, M., & Masschelein, J. (2011). Sociedade da aprendizagem e governamentalidade: Uma introdução. Currículo sem Fronteiras, 11(1), 121-136. Recuperado de https://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss1articles/simons-masschelein.pdf

Souto, R. (2021a, 8 de julho). A nova era da customização do trabalho. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/a-nova-era-da-customizacao-do-trabalho.ghtml

Souto, R. (2021b, 11 de fevereiro). O futuro do trabalho chegou mais cedo. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/o-futuro-do-trabalho-chegou-mais-cedo.ghtml

Souto, R. (2020, 3 de dezembro). Paternalismo gera danos irreparáveis à carreira. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/paternalismo-gera-danos-irreparaveis-a-carreira.ghtml

Tanure, B. (2021, 13 de maio). Que exaustão! Onde você está, empreendedor?. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/coluna/que-exaustao-onde-voce-esta-empreendedor.ghtml

Vasconcellos, P. (2018, 27 de junho). ‘“Trabalhabilidade’” é a palavra da hora. Valor Econômico https://valor.globo.com/carreira/ensino-executivo/noticia/2018/06/27/trabalhabilidade-e-a-palavra-da-hora.ghtml

Veiga-Neto, A. (2017). Foucault & a educação (3a ed.). Autêntica.

Zackrisson, K. S., & Assarsson, L. (2008). Adult learner identities under construction. In A. Fejes, & K. Nicoll (Orgs.), Foucault and lifelong learning: Governing the subject (pp. 114-125). Routledge.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Pro-Posições

Downloads

Download data is not yet available.