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Pedagogias, racionalidades e representações do/sobre o corpo nos séculos XIX e XX
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Cómo citar

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Pedagogias, racionalidades e representações do/sobre o corpo nos séculos XIX e XX. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 15–18, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643239. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Pode-se dizer, hoje, que já existe, no Brasil, no campo das ciências humanas e sociais, uma tradição de estudos sobre o corpo. Se, em boa parte dos dois últimos séculos, as perguntas sobre o corpo foram elaboradas no interior, sobretudo, das ciências médicas, a partir dos anos de 1970 tem havido um sistemático interesse das ciências humanas e sociais pela temática. A emergência do tema se dá, não por acaso, na confluência de múltiplas variáveis, tais como as novas configurações teóricas possibilitadas pela crítica ao estruturalismo e ao marxismo, pela exacerba- ção do culto ao corpo e das práticas para mantê-lo saudável, pela emergência dos movimentos feministas, dentre outros.
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