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PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso
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Palabras clave

Políticas públicas. Formação contínua de educadores. Educação infantil. Gestão democrática

Cómo citar

OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira; CARDOSO, Beatriz Roberto de Lima. PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 17, n. 1, p. 227–242, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Trata-se de uma pesquisa sobre formação contínua de educadores da educação infantil (0-6 anos). É um estudo de caso de natureza qualitativa, desenvolvido em um município da Grande São Paulo. Foram escolhidos para análise programas de formação de 2002 e 2003. O objetivo foi investigar quais são os eixos orientadores das ações desenvolvidas e como se situam desenvolvimento profissional, institucional e projeto escolar nas ações formativas implementadas em cursos e palestras. A hipótese de trabalho foi que há uma racionalidade técnico-instrumental que orienta as ações formativas, não sendo relevantes ações voltadas para o fortalecimento do projeto escolar, institucional, pessoal e profissional específicos das escolas. Observou-se que as ações são fragmentadas, o olhar para as equipes escolares também, não há uma concepção da criança concreta orientando as ações; não sendo todos os que lidam com a criança que passam por formação. Há pouca clareza sobre quem é a criança das escolas.

Abstract:

This paper is about a research on continued early childhood education (ages 0-6) teacher formation. In this qualitative study, carried out in a town in the São Paulo metropolitan region, analyzed syllabuses of 2002 and 2003. Our objective was to investigate the rationale behind practice and the role of professional / institutional development and school projects in actions for teacher formation developed through courses and lectures. Our hypothesis is that there is a technical rationality that guides the educational actions which disregard relevant actions for the improvement of educational, institutional, personal, professional and other specific projects of schools. It was observed that actions are fragmented and that school staffs are treated in a fragmented way too. There is not a conception of children themselves guiding the actions and not all professionals involved in children’s education go through proper formation processes to do their jobs in schools. In fact, the profile of such children is still to be drawn.

Key words: Public policies. Continued educator formation. Early childhood education. Democratic management

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