Banner Portal
o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar
PDF

Como Citar

TOASSA, Gisele. o cotidianoe o não-cotidiana na idade pré-escolar. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 223–240, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643767. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

De acordo com a teoria do cotidiano, os processos de humanização acontecem nos níveis cotidiano e não-cotidiano de objetivação. com uma diferença: o nível nãocotidiano de humanização requer uma relação intencional com as objetivaçães humanas. Na perspectiva histórico-crítica. o objetivo específico da educação escolar é (deve ser) produzit necessidades não-cotidianas. isto é, relativas às ciências, artes, filosofia, moral (ética) e política. Esta produção seria possível na idade pré-escolar? Quais são os requisitos das atividades não-cOtidianas? Dialogando com a teoria histórico-cultural, os resulcados discutem astênues fronteiras entre atividades cOtidianase não-cotidianas, bem como algumas das máximas possibilidades de desenvolvimento infantil. enfocando criticamente a necessidade de assegurar os direitos das crianças e mudar a relação entre adultos e crianças.

Abstract:

According to the daily-life theory, processes ofhumanization happen in the daily and non-daily levds of objectivation. with a difference betWeen them: the non-daily levei of humanization requires an intentional relationship with the human objectivations. In the historical-critical perspective, the specific aim of school education is (and must be) to produce non-daily needs, that is. needs rdated to science, am. philosophy, moral (ethics) and politics. Would the non-daily need development be possible in pre-school age?What are the requem to non-daily activities? The hisrorical-culrural theory shows the slight borders betWeen daily and non-daily activities, as well as some of the greatest possibilities ot children development, critically tocusing on the need to fight tor the children' s rights and change the child-adult- relationship.

Key words: Humanization. Education ot children. Children's rights. Vygotsky. Heller

PDF

Referências

BENJAMIN, W. Infância em Berlim por volta de 1900. In: BENJAMIN, W Rua de máo zínica. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. ii, 142 p. (Obras Escolhidas).

BOZHÓVICH, L. Las etapas de formación de Ia personalidade en Ia omogenesis. In: DAVIDOV, Y.; SHUARE, M. (org.) La psicologia evolutiva y pedagogica en Ia URSSalltologia.

Moscou: Ed. Progresso, 1987. 387 p.

DUARTE: N. A inditJidualidade para-si. 1. ed. Campinas: Aurores Associados, 1993.227 p. (Educação Comemporânea) DUARTE, N. Educação escolar,teoria do cotidiano e a escolade vygotsky. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2001. 115p. (Polêmicas do Nosso Tempo) ELKONIN, D.B. Psicologia do jogo. 1. ed. São Paulo: Manins Fomes, 1998. 447 p.

(Psicologia e Pedagogia) FREDERICO, CL. O jovem Marx (1843-1844: origens da ontologia do ser social). São Paulo: Conez, 1995. 212 p.

GAGNEBIN, J.M. História e narraçãoem Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999 (EstUdos).

HELLER, A Sociologiade Ia vida cotidiana. 3. ed. Barcelona: Peninsula, 1991. 418 p.

HELLER, A. O cotidiano e a história. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 121 p.

KATZ, L. O que podemos aprender com Reggio Emilia? ln: EDWARDS, C; GANDINI, L.; FORMAN, G. (Org.) As cem linguagensda criança. Pono Alegre: Editora Anes Médicas Sul. 1999.

LEONTIEV, A N. Actividad, conscienciay personalidad.Bucoos Aires:Ciencias dei Hombre, 1978a.

LEONTIEV, A N. O desenvolvimentodopsiquismo. Lisboa: Horiwme Universitário, 1978b. 356 p.

LEONTIEV, A. N. Uma comribuição à teoria do desenvolvimemo da psique infantil. In: VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, AN. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 5. ed. São Paulo: fcone/Edusp, 1988. p.59-83 (Educação e Crítica) LIPMAN, M. O estilo filosófico das crianças. In: KOHAN, WO.; KENNEDY, D. Filosofia e infância: possibilidades de um encontro. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p.39-58. (Filosofia e crianças) LURIA, AR. Fundamentos de neuropsicologia.Rio de Janeiro: LivrosTécnicos e Ciemíficos; São Paulo: EDUSP, 1981, 346 p.

LURIA, AR. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. 1. ed. Porro Alegre: Anes Médicas, 1986. 251 p. (Biblioteca Anes Médicas) MELLO, S.A. Linguagem e alienação da consciência. AIft (SãoPaulo) vAI, 109-131, 1997 MELLO, S.A. Concepção de criança e democracia na escola da infância: a experiência de Reggio Emilia. Cadernos da EEC, Marília, v.9, n.2, 2001.

RINALDI, C O currículo emergente e o construtivismo social. In: EDWARDS, C; GANDINI, L.; FORMAN, G. (org.) As cem linguagens da criança. Pono Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1999.

TOASSA, G. Consciência e atividade: um estudo sobre (e para) a infância. 2004. 271 p.

Dissenação (Mestrado em Educação) Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília-SP VIGOTSKI, L.S. A construção do pemamento e da linguagem. 1. ed. São Paulo: Marrins Fontes, 2001a. 496 p. (Psicologia e Pedagogia) VIGOTSKI, L.S. Psicologiapedagógica. 1. ed. São Paulo: Marrins Fontes, 2001b. 561 p.

(Psicologia e Pedagogia) VYGOTSKI. La imaginación y el arte en Ia injància. México: DF, Hispanica, 1987. 120 p.

VYGOTSKI. Historia dei desarollo de Iasfunciones psíquicas superiores. In: Obrasescogidas. 1. ed. Madrid: Visor Distribuiciones, 1995. iii, 383 p. (Aprendizage) VYGOTSKY. A formação socialda mente. 5. ed. São Paulo: Marrins Fontes, 1994. 191 p. (Psicologia e Pedagogia)

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.