Banner Portal
Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Análise documental. Parâmetros curriculares nacionais. Educação física escolar. Ensino médio

Cómo citar

SILVA, Cinthia Lopes. Nas linhase entrelinhas dos ParâmetrosCurriculares Nacionais/EducaçãoFísica/EnsinoMédio. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 177–194, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643894. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Este trabalho propõe a análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais/Educação Física/Ensino Médio. Tal documento foi elaborado pelo Ministério da Educação e do Desporto e faz parte do processo de reorganização do Ensino Médio. A partir de algumas idéias que fundamentam a análise de conteúdo, foi possível identificar seis temas tratados no documento em questão: esporte, saúde, corpo, prática pedagógica, papel profissional e finalidades da disciplina Educação Física no Ensino Médio. Ao término da análise, podese notar que essestemas, além de superficiais, são confusos e contraditórios. Não há distinção entre as diferentes teorias presentes no debate acadêmico da Educação Física, ocasionando uma infeliz tentativa de reunir as diferentes concepções a respeito da área. Tais concepções implicam profundas diferenças na prática pedagógica, o que leva a pensar na necessidade de revisão documental.

Abstract:

This study, proposes an analysis of the National Curricular Parameters/ PhysicalEducation/High School. The document mentioned above was created by the Ministry of Education and Sports and is part of the High School re-organization processo Based on ideas that are the foundation for the content analyses, it was possible to identify six themes dealt with in the document: sports, health, body, pedagogical practice, professional role and aims of the subject Physical Education in High School. By the end of the analyses, it was possible to notice that these themes, besides being superficial, were aIso confUsing and contradictory. There was no distinction betWeen the different theories presented during the academic debate of Physical Education, causing an unsuccessful attempt to gather different concepts concerning the area. Such concepts imply in deep differences regarding pedagogical practice, which lead us to consider the need to perform a revision of the documento

Keywords: Document analysis. National curricular parameters. Physical education at school. High school

PDF (Português (Brasil))

Citas

BETTI, Mauro. Valores e finalidades na educação física escolar: Uma concepção sistêmica. Revista Brasileirade Ciências do Esporte, oUt/1994, vol.16, n.l, p.14-21.

BRACHT, Valter.Educaçãoflsica eaprendizagemsocial.Porro Alegre:Magister, 1992, 122 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curricu/aresnacionais: ensino médio. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002, 360p.

CARVALHO, Y.M. de. O mito da atividadeflsica e saúde. São Paulo: Hucitec, 2001.

CBCE (org.). Educação flsica escolarfrente à LDB e aos PCNs: profissionais analisam renovações, modismos e interesses. Ijuí: Sedigraf, 1997, 141 p.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educaçãofisica. São Paulo: Cortez, 1992,119 p.

DAOLlO,Jocimar. Cultura: educação física e futebol. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997, 135 p.

FERREIRA, M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar:Ampliando o enfoque. In: Revista Brasileirade Ciências do Esporte, v.22, n.2, jan/200 1.

KUNZ, Elenor. Transformaçãodidático-pedagógicado esporte.3 ed. Ijuí: Ed. UNIjUf, 2000, 160 p.

LOPES DA SILVA, Cinthia. Educaçãofisica escolar:nas linhas e entrelinhas dos PCNs/ ensino médio. Monografia para conclusão da modalidade licenciatura em Educação Física, Faculdade de Educação Física, UNICAMP. Campinas, 2002.

LUDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli.E.D.A. Pesquisaem educação:abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986, 99 p.

TANI, Go et ai. Educaçãoflsica escolar:fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Edusp, 1988, 150p.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.