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Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica
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Palavras-chave

Processo de identificação. Educação. Sujeito. Subjetividade. Violência

Como Citar

LEVISKY, David Léo. Construção da identidade, o processo educacional e a violência uma visão psicanalítica. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 13, n. 3, p. 99–112, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643939. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O autor aborda as relações existentes entre os processos de identificação educacional, à luz da psicanálise, na construção da subjetividade da criança e do adolescente, na sociedade contemporânea. Questões como violência, cidadania, liberdade, democracia são frutos de relações precoces estabelecidas no seio familiar e na cultura, através da educação. Descreve a interação entre as relações educacionais, afetivas, constitucionais, sociais, econômicas na formação e desenvolvimento do seb,do ego e do superego, resultando na organização de diferentes "configurações" psicodinâmicas. Estas configurações podem ser favorecedoras ou não na integração social. Salienta a importância do contexto social na edificação do mundo interno do sujeito e nas formas de vazão da vida pulsional, simbólica e do pensamento.

Abstract:

The author studies, from a psychoanalytic approach, the relationship between the identification and the educational processes in the organization of the subjectivity of children and adolescents in contemporary society. Values like violence, citizenship, freedom and democracy are formed by society according to the early relationships the child establishes with the family and culture, through education. The author describes the interaction among the educational, emotional, constitutional, social and economic aspects in the formation and development of the self, ego and super-ego. This dynamic interaction accounts for the different psychodynamic configurations, which can be positive or negative, for social integration. He stresses the importance of the social context in the organization of the inner world of the individual, bis thoughts, bis symbolic and emotional characteristics.

Key-words: Identification process. Education. Subject. Subjectivity. Violence

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