Banner Portal
Educação Domiciliar: encontrando o Direito
PDF

Palavras-chave

Educação. Direito. Educação domiciliar. Direito da criança e do adolescente. Família.

Como Citar

ANDRADE, Édison Prado de. Educação Domiciliar: encontrando o Direito. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 28, n. 2, p. 172–192, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8650333. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo visa a resgatar as pesquisas internacionais que versam sobre a regulamentação de homeschooling (educação domiciliar), com vistas a contribuir para a elaboração de uma legislação brasileira sobre o assunto. Entendendo que a prática da educação domiciliar deverá ser garantida como um direito compreendido na esfera das liberdades individuais fundamentais e do poder familiar, o autor propõe que o Estado brasileiro promova regulamentação minimalista que pressuponha, inicialmente, que os pais sejam capazes de implementar com sucesso um programa de ensino-aprendizagem com seus filhos, seguindo os métodos e as técnicas propostos pela educação domiciliar e, tanto quanto possível, se desenvolvam relações de cooperação com professores, escolas e outras instituições de ensino e pesquisa, todos orientados pelas finalidades, pelos ideais e pelos princípios insculpidos na legislação que versa sobre a educação nacional.
PDF

Referências

Andrade, Édison E. P. de. Educação familiar desescolarizada e o direito da criança e do adolescente: relevância, limites e possibilidades na ampliação do direito à educação. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo. Retirado em 13 de maio de 2016, de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10112014-111617/ptbr.php.

Barbosa, L. M. R. Ensino em casa no Brasil: análise histórica de seus aspectos legais. Recuperado em 13 de maio de 2016, de http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2009/184.pdf.

Blok, H., & Karsten, S. (2011). Inspection of home education in European countries. European Journal of Education, 46(1), Part II, 138-52.

Bobbio, N. (1997). Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política (6a ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Corwin, E. S. (1986). A Constituição norte-americana e seu significado atual (Lêda Boechat Rodrigues, pref., trad. e notas). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

De Masi, D. (Org.) (1999). A sociedade pós-industrial. São Paulo: Editora Senac.

Gardner, H. (1994). Estruturas da mente: a teoria das múltiplas inteligências. Porto Alegre: Artes Médicas. Publicado originalmente em inglês com o Título original: The frames of the mind: the theory of multiple intelligences. 1983.

Goleman, D. (1995). Inteligência emocional – a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva.

Kunzman, R., & Gaither, M. (2013). Homeschooling: A comprehensive survey of the research. Other Education: The Journal of Educational Alternatives, 2(1), 4-59. ISSN 2049-2162.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.