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Formação docente e imaginário social
REMOTO

Palavras-chave

Imaginário social
Formação continuada de professores de inglês
Decolonialismo

Como Citar

RAMOS, Rosane Karl; SOUZA, Maria Inês Marcondes de. Formação docente e imaginário social. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, p. e20190007, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8666801. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa falas de participantes de um programa de formação continuada em serviço para professores de inglês nos Estados Unidos entre 2010 e 2013. O objetivo é ilustrar e discutir o conceito de imaginário social, perpassando as ditas vocações e aspirações dos docentes. O artigo é de cunho qualitativo, com base teórica do conceito de imaginário social e a perspectiva decolonialista. A metodologia contou com pesquisa bibliográfica, levantamento e análise de currículos publicados na Plataforma Lattes/CNPq, questionários on-line, entrevistas semiestruturadas e depoimentos. Como principal resultado da pesquisa apresentada neste artigo destacamos que esse imaginário oculta os motivos que impedem a melhoria da qualidade da educação pública no país, objetivo do programa em estudo.

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