Banner Portal
De volta ao brejo
REMOTO (Português (Brasil))

Palabras clave

Sublime
Bildung
Ignorância
John Dewey
Jean-François Lyotard

Cómo citar

CAVALLARI FILHO, Roberto. De volta ao brejo: a ausência do sublime em Dewey e o sublime na educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 32, p. e20190037, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668303. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Neste artigo analiso a ausência do sublime em Dewey e o sublime na educação condensados na pergunta: o que significa para a formação humana afirmar que Dewey ignorou o sublime? Inicio o raciocínio apresentando a ausência do sublime nos escritos do filósofo. Posteriormente, apresento o sublime kantiano e seu impacto nos projetos modernos de emancipação, particularmente o projeto educacional da Bildung americana pautado na naturalização do idealismo objetivo hegeliano. Por fim, trago o sublime kantiano pensado na educação e na política por Lyotard para debater a formação humana e a crise da democracia hoje. O que está em jogo é a disputa entre emoções sem razão na busca de sentido político e educacional no espaço público amplificado pelas mídias sociais: fanatismo e ignorância. Argumento que é por meio da humildade da ignorância que podemos trazer à existência um propósito, a formação humana como uma ética de vida contra o fanatismo no presente.

REMOTO (Português (Brasil))

Citas

Arendt, H. (1992). Lectures on Kant’s Political Philosophy Chicago: The University of Chicago Press.

Arendt, H. (1994) The Ivory Tower of Common Sense. In J. Kohn (Ed.), Essays of Understanding: 1930-1954 (pp. 194-96). New York: Schocken Books.

Arendt, H. (2006). Between Past and Future New York: Penguin Books.

Bernstein, R. (2006). The Ineluctable Lure and Risks of Experience. History and Theory, 45, 261-275.

Castells, M. (2018). Rupture: The Crisis of Liberal Democracy Cambridge: Polity.

Dewey, J. (1980). Plan of Organization of the University Primary School. In J. A. Boydston (Ed.), John Dewey: The Early Works, 1882-1898 (Vol. 5, pp. 223-43). Carbondale: Southern Illinois University Press.

Dewey, J. (1981). Experience and Nature. In J. A. Boydston (Ed.), John Dewey: The Later Works, 1925-1953 (Vol. 1, pp. 3-326). Carbondale: Southern Illinois University Press.

Dewey, J. (1988a). Human Nature and Conduct. In J. A. Boydston (Ed.), John Dewey: The Middle Works, 1899-1924 (Vol. 14, pp. 1-227). Carbondale: Southern Illinois University Press.

Fott, D. (1998). John Dewey: Americas’ Philosopher of Democracy Maryland: Rowman & Littlefield Publishers.

Gardels, N. (2019). The Link Between the Governing and Governed is Broken: Will chaos or a new consensus follow? The World Post – Berggruen Institute Recuperado de: https://www.berggruen.org/the-worldpost/articles/weekend-roundup-the-link-between-the-governing-and-governed-is-broken/

Garrison, J. (1997). Dewey and Eros: Wisdom and Desire in the Art of Teaching New York: Teachers College Press.

Garrison, J. (2003). Dewey, Derrida, and the ‘Double Bind’. In Educational Philosophy and Theory 35-3, 349-62.

Gasché, R. (2007). The Honor of Thinking: Critique, Theory, Philosophy Stanford: Stanford University Press.

Good, J. A. (2005). A Search for Unity in Diversity: The “Permanent Hegelian Deposit” in the Philosophy of John Dewey New York: Lexington Books.

Jay, M. (2005). Songs of Experience Berkeley: University of California Press.

Kant, I. (1987). Critique of Judgment Indianapolis: Hackett.

Kant, I. (2008). Crítica da faculdade do juízo Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Lyotard, J. F. (1984). The Postmodern Condition: A Report on Knowledge: Minneapolis: University of Minnesota Press.

Lyotard, J. F. (1991). Lessons on the Analytic of the Sublime Stanford: Stanford University Press.

Lyotard, J. F. (1992b). The Inhuman: Reflections on Time Stanford: Stanford University Press.

Lyotard, J. F. (1997). Sobreviviente. In Lecturas de Infancia (pp. 61-88). Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires.

Lyotard, J. F. (2003). The Postmodern Explained Minneapolis: University of Minnesota Press.

Menand, L. (2001). The Metaphysical Club New York: Farrar, Straus and Giroux.

Pagni, P. (2014). Experiência estética, formação humana e arte de viver: Desafios filosóficos à educação escolar São Paulo: Edições Loyola.

Raspel, R. E. (2010). Aventuras do Barão de Munchausen São Paulo: Iluminuras.

Westbrook, R. (1991). John Dewey and American Democracy Ithaca: Cornell University Press.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2021 Roberto Cavallari Filho

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.