Resumen
Os autores deste ensaio bibliográfico dedicam-se a oferecer argumentos para uma reflexão crítica sobre a relação professor (a)-estudante-conhecimento no contexto da cultura digital. Paulo Freire é nosso interlocutor, por meio de suas obras pós-exílio, sobretudo a “Pedagogia da Esperança” e a “Pedagogia da Autonomia”. A “Pedagogia da Esperança” retoma as bases epistemológicas presentes na “Pedagogia do Oprimido, enquanto a “Pedagogia da Autonomia” sintetiza o ato de ensinar em diálogo direto com educadoras e educadores. Concluímos que a relação entre professor (a) e estudantes, em torno do conhecimento, pode ser reconfigurada nos tempos da cultura digital a partir destas contribuições. Não se trata apenas de denúncia, mas também do anúncio: transformar dificuldades em possibilidades.
Citas
Barthel, R., Leder Mackley, K., Hudson-Smith, A., Karpovich, A., de Jode, M., & Speed, C. (2013). An internet of old things as an augmented memory system. Personal and Ubiquitous Computing, 17(2), 321-333. https://doi.org/10.1007/s00779-011-0496-8
Beer, D., & Burrows, R. (2013). Popular culture, digital archives and the new social life of data. Theory, Culture & Society, 30(4), 47-71. https://doi.org/10.1177/0263276413476542
Chen, C. H. (2010). Why do teachers not practice what they believe regarding technology integration? The Journal of Education Research, 102(1), 65-75. https://doi.org/10.3200/JOER.102.1.65-75
Clark, L. S. (2011). Digital media and the generation gap. Information, Communication & Society, 12(3), 388-407. https://doi.org/10.1080/13691180902823845
Featherstone, M. (2000). Archiving cultures. British Journal of Sociology, 51(1), 161-184. https://doi.org/10.1111/j.1468-4446.2000.00161.x
Flecha, R.; Gómez, J., & Puigvert. L. (2001). Teoría sociológica contemporánea. Paidós.
Freire, P. (1978). Pedagogia do oprimido Paz e Terra.
Freire, P. (1992). Pedagogia da esperança. Paz e Terra.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Freire, P., & Shor, I. (1987). Medo e ousadia: O cotidiano do professor Paz e Terra.
Gomez, J. (2008). El amor em la sociedade del riesgo: Una tentativa educativa El Roure, 2008.
Gómez, J., Huete, J. F., Hoyos, O., Perez, L., & Grigori, D. (2013). Interaction system based on Internet of Things as support for education. Procedia Computer Science, 21, 132-139.
Grimm, P., Keber, T. O., & Zöllner, O. (2019). Digitale Ethik: Leben in vernetzten Welt Reclam.
Habermas, J. (2019). Teoria do agir comunicativo: Racionalidade de ação e racionalização social WMF Martins Fontes.
Kant, I. (2005). Textos seletos (F. S. Fernandes, Trad.). Vozes.
Koo, S. G. M. (2015). An integrated curriculum for Internet of Things: experience and evolution [Artigo apresentado]. Frontiers in Education Conference, Massachusetts, Washington, DC.
Marcuse, H. (1999). Tecnologia, guerra e fascismo (Maria Cristina Vidal Borba, Trad.). Editora Unesp.
Mello, R. R, Braga, F. M., & Gabassa, V. (2020). Comunidade de aprendizagem: Outra escola é possível EDUFSCar.
Miorandi, D., Sicari, S., De Pellegrini, F., & Chlamtac, I. (2012). Internet of Things: Vision, applications and research challenges. Ad Hoc Networks, 10(7), 1497-1516.
Nida-Rümelin, J., & Weidenfeld, N. (2018). Digitaler Humanismus: Eine Ethik für das Zeitalter der künstlichen Intelligenz Piper.
Ning, H., & Hu, S. (2012). Technology classification, industry and education for future: Internet of things. International Journal of Communication Systems, 25, 1230-1241.
Steinmaurer, T. (2016). Permanent vernetzt: Zur Theorie und Geschichte der Mediatisierung Springer VS.
Sutherland, J. (2008). Directive decision devices: Reversing the locus of authority in human-computer associations. Technological Forecasting & Social Change, 75(1), 1068-1089.
Wolf, M. Paulo Freire und die Kritische Theorie (2016). [Tese de doutorado, Universität Heidelberg]. Arquivo da Universität Heidelberg. https://archiv.ub.uni-heidelberg.de/volltextserver/23682/
Zhang, T. (2012). The Internet of Things promoting higher education revolution [Artigo apresentado]. Fourth International Conference on Multimedia Information Networking and Security, Washington, DC, United States.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor 2021 Antônio Álvaro Soares Zuin, Roseli Rodrigues de Mello