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Igualdade, diferença e conhecimento
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Palavras-chave

Desigualdades socioeducacionais
Diferenças socioculturais
Conhecimento
Base nacional comum

Como Citar

MEIRA, Marina. Igualdade, diferença e conhecimento: o que pode uma base curricular comum em meio à “tensão” entre direitos?. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 33, p. e20200012, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670486. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Partindo de um cenário de desigualdades educacionais que há muito caracteriza a realidade brasileira, o presente texto busca investigar algumas das diferentes concepções sobre o conhecimento escolar e sua distribuição, que preveem justificativas e encaminhamentos distintos para esse quadro. Nesse processo, destacam-se o papel que uma base curricular comum poderia desempenhar nas diferentes perspectivas e as controvérsias que giram em torno da proposta, a partir de um tensionamento entre o direito à igualdade e à diferença. Uma terceira dimensão de direito é então abordada, como parte de uma tentativa de superação daquilo que alguns autores vêm considerando ser uma “crise” nas teorias sobre currículo (Young).

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