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A patrimonialização da escola
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Palabras clave

Arquivo escolar
Espaço de memória escolar
Patrimônio escolar
História da educação

Cómo citar

OLIVEIRA, João Paulo Gama; CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. A patrimonialização da escola: implementação de espaços de memória em instituições educacionais de Sergipe (2005- 2018). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 35, p. e2024c0402BR, 2024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8677353. Acesso em: 16 ago. 2024.

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Resumen

A partir do desafio de inserir o patrimônio escolar no debate do campo do patrimônio e sua preservação, busca-se analisar os espaços de memória escolar criados em Sergipe entre os anos de 2005 e 2018. Dialogamos, de maneira mais específica, com a concepção de “patrimonialização” da escola e a necessidade de valorizar as singularidades e especificidades dos sujeitos escolares. Trata-se de cinco acervos salvaguardados em instituições públicas e privadas, que contam com documentos e objetos que revelam práticas educativas de distintos períodos históricos, níveis de ensino e públicos atendidos. Destacamos como tais projetos foram materializados e o papel da comunidade nos caminhos trilhados pelo grupo de sujeitos que participou da constituição de seus acervos, com escolhas e finalidades distintas.

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