Banner Portal
Escolarização de meninas e meninos brasileiros: o desafio da co-educação
PDF

Como Citar

FINCO, Daniela. Escolarização de meninas e meninos brasileiros: o desafio da co-educação. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 211–215, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643508. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Desconfiar da aparente naturalidade e da suposta harmonia, questionar. O livro Educar meninas e meninos é um convite para treinar o olhar, duvidar e estranhar as naturalidades das pistas encontradas na educação escolar, a partir do poderoso conceito de gênero. Denuncia que nas escolas brasileiras meninas e meninos estão juntos, mas não recebem a mesma educação: é necessário estranhar este “arranjo inquestionável”.
PDF

Referências

DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

DELPHY, Christine. Penser le genre: quels problèmes? In: HURTIG, Marie-Claude et al. Sexe et genre, de la hiérarchie entre les sexes. Paris: CNRS, 1991.

FINCO, Daniela. Relações de gênero e as brincadeiras de meninos e meninas na Educação Infantil. Revista Pro-Posições, v.14, n.3(42), set./dez.2003, p.89-101.

FINCO, Daniela. A educação dos corpos femininos e masculinos na Educação Infantil. In: FARIA, Ana Lúcia G. de. O coletivo infantil em creches e pré-escolas: falares e saberes. São Paulo: Editora Cortez, 2007, p. 94-119.

NICHOLSON, Linda. Interpretando Gênero. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v.8, n.2, 2000, p.9-41.

RUBIN, Gayle. The traffic in women: notes on the “political economy” of sex. In: REITER, Reyna (org.). Toward an anthropology of women. New York: Monthly Review Press, 1975.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, v.16, n.2, jul./dez. 1990, p.5-22.

STOLLER, Robert. A contribution to the study of gender identity. International Journal of Psychoanalysis, 45, 1964.

THORNE, Barrie. Gender Play – Girls and Boys in School. New Brunswick, New Jersey: Rutgers University Press, 1997.

ZAIDMAN, Claude. La mixité à l’école primaire. Paris: L’Harmattan, 1996.

Proposições utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.