Banner Portal
Chamada Dossiê:  Epistemologias do patrimônio e as esferas de acautelamento

Chamada Dossiê:  Epistemologias do patrimônio e as esferas de acautelamento

O patrimônio cultural e os bens culturais são conceitos amplos e dinâmicos, que abrangem diferentes formas de expressão, significação, atores, valorização e proteção da cultura. No âmbito dos novos debates, como as crises climáticas, os conflitos armados e as concepções de originalidade, urge um debate sobre as epistemologias do patrimônio, ou seja, qual a natureza, o conhecimento, as relações entre objeto e sujeito que o patrimônio nos demanda. 

Além disso, do ponto de vista dos efeitos jurídicos, um bem cultural se torna patrimônio a partir de seu reconhecimento pelo ente federativo competente para tal (embora, materialmente, seja a comunidade que legitime o reconhecimento).

Visto isso, será que podemos identificar (in)coerências entre reconhecimentos "oficiais" e as demandas por patrimônio? Ou, como tornar as esferas de acautelamento mais capazes de se aproximarem da legitimação dos patrimônios reivindicados por grupos sociais?

Assim, neste dossiê, pretendemos reunir contribuições que reflitam sobre a diversidade e a complexidade dos debates envolvendo o patrimônio cultural e os bens culturais salvaguardados [ou não] nas diferentes instâncias: municipais, estaduais e federais. A luz das disputas que são inerentes ao próprio patrimônio.

Portanto, a Revista Arqueologia Pública convida a submeterem seus artigos, resenhas e entrevistas para esta edição de 2024, no período de 01 de março a 01 de agosto de 2024.

Ressaltamos que a revista utiliza o sistema de avaliação por pares duplo-cego, com publicações em fluxo contínuo e sem custos para os autores. 

Aguardamos sua colaboração.