Banner Portal
As narrativas fílmicas sobre grupos do passado e a naturalização de estereótipos de raça e gênero em ações da educação patrimonial
PDF

Palavras-chave

Arqueologia de gênero
Narrativas arqueológicas
Colonialidade
Educação patrimonial

Como Citar

OLIVEIRA , Marina Neiva de. As narrativas fílmicas sobre grupos do passado e a naturalização de estereótipos de raça e gênero em ações da educação patrimonial. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 16, n. 1, 2021. DOI: 10.20396/rap.v16i1.8666157. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/229-247. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

No desenvolvimento da ciência moderna, a arqueologia tem desempenhado um papel significativo na legitimação e manutenção de agendas racistas, patriarcais e opressoras da colonialidade do poder e do saber. Através da análise de três curtas-metragens adotados nos últimos cinco anos em ações de extroversão do conhecimento e educação patrimonial em arqueologia preventiva (In the rough [2005], Uhug – Na Serra da Capivara [2005] e Komum [2010]), busco refletir sobre nosso papel social enquanto arqueólogos e pessoas educadoras e discutir como uma prática irrefletida pode atuar em favor de políticas de apagamento e formas de opressão discursivas e materiais contra grupos minoritários, sobretudo mulheres e povos racializados.

https://doi.org/10.20396/rap.v16i1.8666157
PDF

Referências

BARKER, Alex. Exhibiting Archaeology: Archaeology and Museums. In: Annual Review of Anthropology, Vol. 39, 2010.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009 [1949].

BEZERRA, Márcia A. O Público e o Patrimônio Arqueológico no Brasil: reflexões para a Arqueologia Pública no Brasil. In: Habitus, v. 1(2): 275-295, 2003.

BRILHANTE, Aline V.; NATIONS, Marilyn K.; CATRIB, Ana Maria F. “Taca cachaça que ela libera”: violência de gênero nas letras e festas de forró no Nordeste do Brasil. In: Cadernos de Saúde Pública, v. 34, p. 1-12, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0102-311X2018000305010&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: dez/2020.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003 [1990].

CONKEY, Margaret W.; SPECTOR, Janet D. Archaeology and the Study of Gender. In: Advances in Archaeological Method and Theory, v. 7, p. 1-38, 1984.

DÍAZ-ANDREU, Margarita. Arqueología y Genero: una nueva síntesis. In: SÁN- CHEZ ROMERO, Margarita (Ed.). Arqueología y Género. Granada: Editorial Universidad de Granada, p. 13-51, 2005.

FRIES, Jana E.; GUTSMIEDL-SCHÜMANN, Doris; MATIAS, Jo Zalea; RAMBUSCHECK, Ulrike. Images of the Past: Gender and its Representations. Waxmann Verlag, 228 p., 2017.

GERO, Joan. Genderlithics: women’s roles in stone tool production. In: GERO, Joan M.; CONKEY, Margaret W. (Eds.). Engendering archaeology: women and prehistory. Cambridge: Blackwell, p. 163-193, 1991.

HALL, Stuart. Quando foi o pós-colonial? Pensando no limite. In: Liv Sovik (Org.). Da Diáspora. Identidades e mediações culturais, Belo Horizonte, UFMG, 2003.

HALLER, John S. Race and the Concept of Progress in Nineteenth Century American Ethnology. In: American Anthropologist, New Series, Vol. 73, No. 3, p. 710-724. 1971.

HARTEMANN, Gabby; MORAES, Irislane P. de. Contar Histórias e caminhar com ancestrais: por perspectivas afrocentradas e decoloniais na arqueologia. In: Vestígios – Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica, Vol. 12, N. 2, Julho-Dezembro 2018.

FLORÊNCIO, Sônia R.; CLEROT, Pedro; BEZERA, Juliana; RAMASSOTE, Rodrigo. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: IPHAN, 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/EduPat_EducacaoPatrimonial_m.pdf. Acesso em: dez/2020.

LEVY, Janet E. Prehistory, Identity, and Archaeological Representation in Nordic Museums. In: American Antropologist, Vol. 108, No. 1, p. 135-147, 2006.

MOSER, Stephanie. Archaeological Representation: the Consumption and Creation of the Past. In: GOSDEN, Chris; CUNLIFFE, Barry; JOYCE, Rosemary A. The Oxford Handbook of Archaeology. 2012.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, cultura y conocimiento en América Latina. Dispositio, Vol. 24, No. 51, pp. 137-148. 1999. Disponível em: https://repositorio.flacsoandes.edu.ec/handle/10469/6042. Acesso em: dez/2020.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, CLACSO, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em: dez/2020.

RIBEIRO, Loredana. Crítica feminista, arqueologia e descolonialidade: sobre resistir na ciência. In: Revista de Arqueologia, Vol. 30, N. 1, p. 210-234, 2017. Disponível em: https://revista.sabnet.org/index.php/SAB/article/view/517. Acesso em: dezembro/2020.

SEGATO, Rita Laura. Gênero e colonialidade: em busca de chaves de leitura e de um vocabulário estratégico descolonial. In: OLIVEIRA, Lennita e BARBOZA, Rose (Org.). Epistemologias feministas: ao encontro da crítica radical. E-Cadernos CES (Online), Coimbra, n. 18, p. 105-131, 2012. Disponível em: https://journals.openedition.org/eces/1533. Acesso em: nov/2020.

WICHERS, Camila A. de M.; SCHAAN, Denise; SENE, Glaucia M.; MOURA, Marlene C. Ossami; VIANA, Sibeli A. Viana. Interview with Barbara Voss Gender Issues. In: Habitus, v. 16, p.187-204, jan/jun 2018. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/6536/3613. Acesso em: dez/2020.

WICHERS, Camila A. de M. Narrativas Arqueológicas e Museológicas sob rasura: provocações feministas. In: Revista de Arqueologia, Vol. 30, n. 2, p. 35-50, 2017.

WICHERS, Camila A. de. M. Arqueologia, gênero e diferença: notas sobre um acervo de estereótipos. In: HIRANO, Luis F. K.; ACUÑA, Maurício; MACHADO, Bernardo F. (Org.). Marcadores sociais das diferenças: fluxos, trânsitos e intersecções. Imprensa Universitária, p. 234-257, 2019. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/1249/o/marcadores_sociais_das_diferencas.pdf. Acesso em: nov/2020.

WYLIE, Alison. Facts and fiction: Writing Archaeology in a different voice. In: Canadian Journal of Archaeology / Journal Canadien d’Archéologie, vol. 17, pp. 5-12, 1993. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/41102525?origin=JSTOR-pdf. Acesso em: dez/2020.

TRIGGER, Bruce G. História do Pensamento Arqueológico. São Paulo, Odysseus Editora Ltda, 2004.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Revista Arqueologia Pública

Downloads

Não há dados estatísticos.