Projeto arqueologia e educação: um olhar para o passado da região de Poços de Caldas

Autores

  • Solange Nunes de Oliveira Schiavetto Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Paula Gilaverte Universidade Federal de São Carlos
  • Diego dos Santos de Andrade Rede pública de ensino de Poços de Caldas

DOI:

https://doi.org/10.20396/rap.v7i1.8635676

Palavras-chave:

Arqueologia pública. Educação patrimonial. Multiculturalismo.

Resumo

O artigo tem como intuito apresentar as principais ações de Projeto de Pesquisa sobre Arqueologia e Educação Patrimonial realizado na região sudoeste de Minas Gerais. O projeto tem como finalidade realizar pesquisas arqueológicas em Poços de Caldas e adjacências. Busca-se, a partir de metodologias advindas dos pensamentos arqueológico e antropológico, discutir as possibilidades de apreender a formação multicultural das populações humanas que hoje vivem na área foco da pesquisa. A produção material humana de tempos pretéritos, da História à Pré-História, é foco de nosso interesse, na medida em que possibilita aos investigadores produzir discursos que questionem a visão de um passado monocultural e de uma evolução unilinear da sociedade.

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Biografia do Autor

Solange Nunes de Oliveira Schiavetto, Universidade Estadual de Campinas

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Memória, Cultura e Educação/FAE/UEMG – Pós-doutoranda e Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP – Bolsista do CNPq.

Ana Paula Gilaverte, Universidade Federal de São Carlos

Professora de História da rede pública de ensino de Poços de Caldas– Ensino Médio – mestranda em Educação UFSCAR

Diego dos Santos de Andrade, Rede pública de ensino de Poços de Caldas

Professor de História da rede Pública de Ensino de Poços de Caldas – Ensino Fundamental

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Publicado

2013-08-26

Como Citar

SCHIAVETTO, S. N. de O.; GILAVERTE, A. P.; ANDRADE, D. dos S. de. Projeto arqueologia e educação: um olhar para o passado da região de Poços de Caldas. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 7, n. 1[7], p. 138-152, 2013. DOI: 10.20396/rap.v7i1.8635676. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8635676. Acesso em: 25 nov. 2020.

Edição

Seção

Artigos