Editorial

  • Pedro Paulo Abreu Funari Universidade Estadual de Campinas
  • Erika Robrahn-González Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Editorial

Resumo

A Arqueologia Pública alcança, a cada ano, novos horizontes e perspectivas. Isto se deve, em não pequena medida, à crescente inserção das disciplinas científicas e acadêmicas no campo da ciência aplicada. Se isto ocorre em diversos campos, de forma variada, no âmbito da Arqueologia estas posturas de interação com a sociedade generalizam-se em ritmo acelerado. A diversidade de grupos sociais interessados na pesquisa arqueológica revela-se, em toda sua riqueza, neste terceiro número da revista Arqueologia Pública. Diversos artigos tratam da Arqueologia em contextos indígenas, com práticas de inserção das comunidades na gestão e preservação do patrimônio arqueológico/cultural. A mídia merece destaque, assim como as implicações educacionais da disciplina e discussões de caráter teórico. Também neste volume mesclam-se autores brasileiros e estrangeiros, em artigos voltados para situações diversas. Boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Abreu Funari, Universidade Estadual de Campinas
Bacharel em História (1981), mestre em Antropologia Social (1986) e doutor em Arqueologia (1990), sempre pela Universidade de S. Paulo, livre-docente em História (1996) e Professor Titular (2004) da Unicamp, coordenador do NEPAM (05/2014). Professor de programas de pós da UNICAMP e USP, Distinguished Lecturer University of Stanford, Research Associate - Illinois State University, Universidad de Barcelona, Université Laval (Canadá), líder de grupo de pesquisa do CNPq, assessor científico da FAPESP, orientador em Stanford e Binghamton, foi colaborador da UFPR, UFPel, docente da UNESP (1986-1992) e professor de pós-graduação das Universidades do Algarve (Portugal), Nacional de Catamarca, del Centro de la Provincia de Buenos Aires e UFRJ.
Erika Robrahn-González, Universidade de São Paulo
Graduação em Historia - FFLCH / Depto Historia / USP (1981), mestrado em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas / USP (1989), doutorado - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (1996), pós doutorado - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (1998), Livre Docência - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2005) em Arqueologia. E Co-coordenadora do Núcleo de Estudos Estratégicos em Arqueologia Pública e Pesquisadora Colaboradora do NEE/UNICAMP, e Sócia-Diretora da empresa DOCUMENTO Patrimônio Cultural, Antropologia e Arqueologia Ltda.
Publicado
2015-06-12
Como Citar
Funari, P. P. A., & Robrahn-González, E. (2015). Editorial. Revista Arqueologia Pública, 3(1[3]), 3-3. https://doi.org/10.20396/rap.v3i1.8635798
Seção
Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>