Descobrindo e recobrindo o passado nas salas de aula com assassin’s creed origins discovery tour

um olhar das humanidades digitais sobre a censura moderna à nudez antiga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rap.v13i1.8654795

Palavras-chave:

Assassin’s Creed Origins, Arqueologia, Educação

Resumo

O presente artigo propõe uma análise a respeito do modo Discovery Tour, desenvolvido pela Ubisoft Montreal para o jogo Assassin’s Creed Origins. O Discovery Touré proposto pelos desenvolvedores como uma ferramenta “puramente educacional”, entendida como um “Museu Virtual” auxiliando alunos na compreensão do passado por meiodetoursguiados e a exploração de sítios históricos. Problematiza-se neste estudo a censura realizada às estátuas do mundo Greco-Romano, uma vez que essas aparecem neste –e somente neste –modo de jogo com seios e genitálias cobertas por conchas, levantando-se questões acerca do ensino e o olhar sexualizado sobre o passado.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

ARAÚJO DE LIMA, R.; DE PAIVA BONDIOLI, N. Descobrindo e recobrindo o passado nas salas de aula com assassin’s creed origins discovery tour: um olhar das humanidades digitais sobre a censura moderna à nudez antiga. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 13, n. 1[22], p. 300–320, 2019. DOI: 10.20396/rap.v13i1.8654795. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8654795. Acesso em: 4 fev. 2023.