Banner Portal
Quantas tumbas cabem em megabites
PDF

Palavras-chave

Arqueojogos
Arqueologia pública
Ciências da computação
Mercado de jogos
Desenvolvimento de jogos

Como Citar

SILVA, Bruno Sanches Ranzani da; LESSA NETO, Wallace Hora. Quantas tumbas cabem em megabites: subsídios para um banco de dados de arqueologia e jogos eletrônicos. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e022013, 2022. DOI: 10.20396/rap.v17i00.8667349. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8667349. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é resultado de um Projeto de Iniciação Científica, realizado na Universidade Federal de Sergipe, entre 2019 e 2020. Seu objetivo foi um mapeamento inicial de jogos eletrônicos (videogames) com algum tipo de menção à arqueologia (explícita ou que apresente conteúdo oriundo de pesquisas arqueológicas) disponíveis no mercado. Com isso, buscamos criar uma primeira versão de banco de dados que facilite dimensionar objetos de pesquisa no campo de arqueojogos (archaeogaming) no Brasil.

https://doi.org/10.20396/rap.v17i00.8667349
PDF

Referências

APPERLEY, Tomas H. Genre and game studies: Toward a critical approach to video game genres. SIMULATION & GAMING, vol. 37 n. 1, pp. 6-23, mar. 2006.

BRAZIL’S INDEPENDENT GAMES FESTIVAL. BIG Festival. Relatório do BIG Festival 2019. 2019. Disponível em: https://www.bigfestival.com.br/relatorio-do-evento.html. Acesso em: 15 Jul. 2020.

BRAZIL’S INDEPENDENT GAMES FESTIVAL. Brazilian Game Companies. Companies. 2020. Disponível em: http://www.braziliangamecompanies.com/all-companies.html. Acesso em: 15 Jul. 2020.

COPPLESTONE, Tara. Adventures In Archaeological Game Creation. The SAA archaeological record. Society for American Archaeology. Washington DC/EUA, Vol. 17, nº 2, pág 33-39, Março 2017.

GALERA, Daniel. Virando o jogo. Serrote. Nº. 4. Mar. 2010. Disponível em:

https://www.revistaserrote.com.br/2011/06/virando-o-jogo/. Acessado 04 mar. 2019

HOLTORF, Cornelius. From Stonehenge to Las Vegas: Archaeology as popular culture. Oxford: Altamira, 2005.

HOLTORF, Cornelius. Archaeology is a Brand! Oxford: Archeopress, 2007.

KINGSLAND, Kaitlyn. Animal Crossing Updates and Islands as Virtual Archaeological Sites. Abril de 2020. Disponível em:

https://archaeogaming.com/2020/04/27/animal-crossing-updates-and-islands-as-virtual-archaeologi cal-sites/. Acesso em: jun. 2020.

MESQUITA JUNIOR, D. S. A Problemática do Estudo dos Gêneros de Videogames. In: VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2010, Salvador. VI Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação - construindo novas trilhas (Online). Salvador: UEBA, 2010.

PACHECO, Paula. Mercado de games no Brasil cresce, apesar da crise. Estado de Minas. Portal de Economia. 24 de jul. 2018. Disponível em:

https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/07/24/internas_economia,975277/mercado-de- games-no-brasil-cresce-apesar-da-crise.shtml. Acesso em: 13 set. 2019.

PEREIRA, Felipe; ALVES, Lynn. O papel do historiador no desenvolvimento de um game. VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Rio de Janeiro. 2009. Disponível em:

http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/buzios/downloads/. Acesso em: 15 jul. 2020.

REINHARD, Andrew. Archaeogaming: An Introduction to Archaeology in and of Video Games. Nova Iorque: Berghahn Books, 2018.

REINHARD, Andrew; KINGSLAND, Kaitlyn. Archaeogaming. Página Inicial. 2020. Disponível em: https://archaeogaming.com/. Acesso em: 15 Jul. 2020.

SILVA, Bruno Sanches Ranzani da. Das ostras, só as pérolas: Arqueologia pública e arqueologia subaquática no Brasil. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG, 2011. Disponivel em:

https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/VCSA-8MJHER. Acessado em 19 jul. 2020.

YOUTUBE. Youtube Channel: Archaeology Soup. Archaeology Soup. Disponível em:

https://www.youtube.com/c/Archaeos0up/featured. Acesso em: 15 Jul. 2020.

WOLF, Mark J. P. Genre and the Video Game. The Medium of the Video Game. University of Texas Press, 2000.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Arqueologia Pública

Downloads

Não há dados estatísticos.