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Os sapatos de Scarlett
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Palavras-chave

Corpo
Regimes de corporeidade
Arqueologia amazônica

Como Citar

POLO, Mario Junior; LEITE, Lúcio Flávio Siqueira Costa. Os sapatos de Scarlett : o corpo na Arqueologia Amazônica, e os caminhos desenhados por uma posicionalidade Queer. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 13, n. 1[22], p. 180–198, 2019. DOI: 10.20396/rap.v13i1.8654836. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8654836. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo partimos das provocações colocadas pelo curta-metragem “Os Sapatos de Aristeu”, dirigido por René Guerra, para conduzir o debate sobre como o tema da corporeidade tem sido abordado pela Arqueologia e, particularmente, pela Arqueologia Amazônica. Interrogamos o quanto a produção acadêmica sobre gênero e teoria Queer tem sido absorvida neste campo, e através de quais suportes teóricos o tema tem vindo à tona. Com base neste balanço, ainda apontamos alguns dos rumos que a teoria Queer oferece ao campo, destacando como esta dialoga com o universo material amazônico e o potencial de uma posicionalidade Queer, mais que de um suposto aparato teórico já estabelecido.

https://doi.org/10.20396/rap.v13i1.8654836
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