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Higher education in prehistory and archaeology
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Palavras-chave

Educação
Pré-história
Arquelogia
Humanidades
Tomar

Como Citar

OOSTERBEEK, Luiz. Higher education in prehistory and archaeology: a matter of market?. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 23–40, 2019. DOI: 10.20396/rap.v13i2.8658295. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8658295. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A crescente divisão entre ciências e humanidades conduziu, nas últimas décadas, ao seu enfraquecimento global,levando a um império pragmático de soluções tecnológicas, privadas de significado e raciocínio global. Paralelamente, a fonte de muitos processos disruptivos atuais é a incapacidade de entender as implicações da fusão global de economias e sociedades, mas também a tendência de segregar novas identidades e redes culturais. Consideramos que a educação e o treinamento são elementos-chave no processo de construção de paisagens compartilhadas, ou seja, perceções convergentes compartilhadas dos territórios, e que a educação em pré-história e arqueologia deve ser estruturada nesse contexto. Refletindo sobre as preocupações e perspetivas gerais da educação em Humanidades em geral, e sobre restrições específicas na Europa e em Portugal, argumentamos que a relevância específica da arqueologia num programa global de ciências humanas diz respeito à sua experiência na avaliação de mecanismos de adaptação, equilíbrios economia-ambiente, técnicas e tecnologia, bem como à sua abordagem interdisciplinar, que vai além das humanidades e envolve as ciências sociais e naturais. O texto conclui apresentando a estrutura e a estratégia do programa de Mestrado em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre, como parte de um programa mais amplo de educação em arqueologia e patrimônio cultural no Instituto Politécnico de Tomar.

https://doi.org/10.20396/rap.v13i2.8658295
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