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Educação patrimonial e processo pedagógico
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Palavras-chave

Processo pedagógico
Arqueologia
Educação dialógica
Cultura indígena

Como Citar

TEIXEIRA, Ana Karen Rosado; CAMPOS, Juliano Bitencourt; VOLPATO, Gildo; SANTOS, Marcos César Pereira. Educação patrimonial e processo pedagógico: dialogando com Paulo Freire e aprendendo com os povos indígenas. Revista Arqueologia Pública, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 84–103, 2021. DOI: 10.20396/rap.v16i2.8666583. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rap/article/view/8666583. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo apresentamos o resultado de um estudo que teve como objetivo compreender o processo educativo proposto pelo Projeto Aprendendo com os Povos Indígenas, PACPI e as contribuições da Arqueologia por meio de evidências científicas para a aprendizagem e o reconhecimento do patrimônio cultural dos povos originários, a valorização de suas identidades e percepções de ambiente e natureza. O projeto foi realizado com crianças do Primeiro Ano do Ensino Fundamental I do Colégio UNESC, localizado no município de Criciúma, SC, no ano de 2018. A abordagem foi qualitativa tendo a observação participante e a análise documental como técnica e escolha metodológica. Os dados mostraram que as atividades desenvolvidas por meio de visitação, oficinas e registros no decorrer do projeto provocaram engajamento, reflexão e empatia dos estudantes para com os povos indígenas e seu patrimônio cultural. Concluiu-se por meio desse estudo que é imprescindível um processo pedagógico de educação patrimonial qualificado, que proporcione experiências e ações significativas aos estudantes, capazes de desenvolver um olhar de compaixão, respeito e admiração aos povos indígenas, à sua história, seus costumes e sua cultura.

https://doi.org/10.20396/rap.v16i2.8666583
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