Banner Portal
A escritura proustiana e a trapaça da linguagem
PDF

Palavras-chave

Je. Moi. Mensonge. Spiel. Trapaça. Véu. Ensaio.

Como Citar

LEANDRO, João Gonçalves Vilela. A escritura proustiana e a trapaça da linguagem. Remate de Males, Campinas, SP, v. 31, n. 1-2, p. 95–115, 2012. DOI: 10.20396/remate.v31i1-2.8636224. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8636224. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Os conceitos de “trapaça da linguagem” e o de “véu” presentes, respectivamente, na Aula de Roland Barthes e no ensino de Jacques Lacan, parecem-nos fornecer elementos para melhor compreensão da modernidade do gênero ensaio como uma forma de escritura que joga com o leitor, valendo-se, fundamentalmente, de uma suposta experiência vivida pelo narrador que se anuncia em uma primeira pessoa - je. Nesse sentido, procuro nesse artigo, a partir de momentos esparsos da escritura de Marcel Proust, observar como ela se enleia ao gênero ensaístico a partir de um jogo enunciativo de um je que se serve de uma suposta experiência a fim de convencer seu leitor, mas que se alicerça na própria ficção.

https://doi.org/10.20396/remate.v31i1-2.8636224
PDF

Referências

PROUST, Marcel. À propos du ‘style’ de Flaubert. In: PROUST, Marcel. Contre Sainte-Beuve. Paris: Gallimard, 1971a.

PROUST, Marcel. Contre Sainte-Beuve. Paris: Gallimard, 1971b.

PROUST, Marcel. Jean Santeuil. Paris: Gallimard, 1971c.

PROUST, Marcel. Sur la lecture. In: RUSKIN, John. Sésame er les Lys. Bruxelles: Complexe, 1987.

PROUST, Marcel. La Prisonnière. Paris: Gallimard, 1988. (À la recherche du temps perdu, v. 3).

PROUST, Marcel. Correspondance de Marcel Proust – 1920. Vol. XIX. Texto estabelecido por Philip Kolb. Paris : Plon, 1991.

PROUST, Marcel. «La Confission d’une Jeune Fille» In. : Les Plaisirs et les Jours. Paris : Gallimard, 1993.

ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

BARTHES, Roland. Leçon. In: BARTHES, Roland. Œuvres complètes: tome 3: 1974-1980. Paris: Seuil, 1995.

BARTHES, Roland. Aula. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo : Editora Cultrix, 1998.

BARTHES, Roland. L’effet de réel. In: BARTHES, Roland. Œuvres complètes: tome 2: 1966-1973. Paris: Seuil, 1994.

BARTHES, Roland. O efeito de real. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

COMPAGNON, Antoine. Nous Michel de Montaigne. Paris : Éditions du Seuil, 1980.

DOUBROVSKY, Serge. La place de la madeleine: écriture et fantasme chez Proust. Grenoble : ELLUG, 2000.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o Poder. In: RABINOW, P. e DREYFUS, H. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FREUD, Sigmund. Uma dificuldade no caminho da Psicanálise. In: FREUD, Sigmund. Obras Completas : vol. XVII. Rio de Janeiro : Imago Ed., 1976.

GOUJON, Francine. «Je» narratif, «je» critique et écriture intertextuelle dans le ContreSainte Beuve. In : Bulletin d’informations proustiennes, nº. 34, 2004.

LACAN, Jacques. Le séminaire, livre I: les écrits techniques de Freud. Paris: Seuil, 1973a.

LACAN, Jacques. Le séminaire, livre II: le moi dans la théorie de Freud et dans la technique de la psychanalyse. Paris: Seuil, 1973b.

LACAN, Jacques. Le séminaire, livre XI: les quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse. Paris: Seuil, 1973c.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro IV: A relação de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.

LACAN, Jacques. O Seminário, livro XI: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

LACAN, Jacques. Televisão. In : LACAN, Jacques. Outros escritos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

LAVAGETTO, Mario. La cicatrice de Montaigne – le mensonge dans la littérature. Tradução de Adrien Pasquali. Paris : Gallimard, 1997.

MARTIN-CHAUFFIER, Louis. Proust et le double «Je» de quatre personnes. Le roman de la création d’un monde et l’histoire vraie d’une aventure spirituelle. Paris: Confluences, numéro spécial, Problèmes du roman, 1943.

MONTAIGNE, Michel de. Essais I. Paris : Gallimard, 1965.

MONTAIGNE, Michel de. Essais III. Paris : Gallimard, 1962.

PINO, Claudia Amigo e ZULAR, Roberto. Escrever sobre escrever: uma introdução crítica à crítica genética. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

SAFOUAN, Moustapha. Lacaniana. Paris : Librairie Arthème Fayard, 2001.

SERÇA, Isabelle. La parenthèse, troisième dimension du texte proustien. In: DEFAYS, Jean-Marc (Org.) À qui appartient la ponctuation? Paris, Bruxelles: Éditions Duculot, 1998.

STAROBINSKY, Jean. Stendhal pseudonyme. In : STAROBINSKY, Jean. L’Œil vivant. Paris: Gallimard, 1961.

VOILLET, Catherine. “La Confission d’une Jeune Fille: aveu ou fiction?”. Disponível em: http://ancien.item.ens.fr/contenus/publications/articles_cher/Viollet/CJF.pdf. Acessado em 21/02/2010.

WAIZBORT, Leopoldo. As aventuras de Georg Simmel. São Paulo: Ed. 34, 2000.

WILLEMART, Philippe. A autoficção acaba com a autobiografia? In: WILLEMART, Philippe. Os processos de criação – na escritura, na arte e na psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Licença Creative Commons
O periódico Remate de Males utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.